VOLTAR
O CÓDIGO DA VINCI

O filme O Código da Vinci (2006), baseado no best-seller de Dan Brown, inspira turistas do mundo inteiro a se aventurarem pela França, Inglaterra e Escócia, visitando igrejas, castelos, aeroportos - todas as locações do filme. Por isso o Fabuloso Destino bolou esse roteiro para ajudar os cinéfilos viajantes A seguirem as pistas deixadas.

 

ATENÇÃO, ESTE ROTEIRO CONTÉM SPOILERS!

CORREDORES DO MUSEU DO LOUVRE

São nos corredores da galeria, entre obras dramáticas, que o filme começa com uma perseguição. Jacques Sauniére Jean-Pierre Marielle, curador do Louvre é perseguido por um homem encapuzado. Para as filmagens, apesar da autorização do Museu do Louvre, essa primeira sequência é filmada no estúdio Albert R. Broccoli 007 Stage, dentro da Pinewood Studios, Iver Heath em Buckinghamshire, Inglaterra.

PALESTRA DE ROBERT LANGDOM

Dr. Robert Langdon (Tom Hanks), professor de simbologia religiosa pela Universidade de Harvard está dando uma palestra em Paris e divulgando seu livro quando é interceptado pelo chefe da polícia parisiense Bezu Fache (Jean Reno). As cenas foram filmadas em Fairfield Halls, Croydon, Surrey no Reino Unido.

CASA DO SILAS/ SEDE DA OPUS DEI EM PARIS

No que seria a fictícia SEDE DA OPUS DEI em Paris, mora o encapuzado monge Silas (Paul Bettany), fã da auto-flagelação. Ele é tratado como Anjo e Fiel pelo Bispo Manuel Aringarosa (Alfred Molina). O endereço dessa casa privada, muito charmosa é Rue Becquerel, n°9, esquina com Rue de la Bonne, no bairro de Montmartre, em Paris. Aproveite para visitar também a Basílica de Sacré Coeur e o Moulin Rouge, que ficam próximos ao local.

PIRÂMIDE DO LOUVRE E ARCO DO TRIUNFO DO CARROSEL

Robert e  Bezu chegam ao Museu do Louvre passando pela Pirâmide do Louvre. Bezu  Fache diz que é “uma cicatriz na face de Paris”, porque alguns dos franceses não acharam que a arquitetura moderna e a clássica combinassem, outros acreditarem em rumores de que a pirâmide é feita por 666 peças de vidro – o número da besta.
Por trás é possível ver Arco do Triunfo do Carrosel, próximo ao Museu do Louvre. Os cavalos que pertencem atualmente a esse monumento são réplicas dos que tinham sido roubados  de Veneza por Napoleão Bonaparte, como tesouro de guerra.

GRANDE GALERIA DO MUSEU DO LOUVRE

Chegando no Museu do Louvre, em Paris Robert Langdom é levado por Bezu para reconhecer o corpo de Saunière. Nessa cena ele conhece a detetive perita em criptologia, Sophie Neveu (Audrey Tautou), neta do falecido curador.  Juntos, conseguem enganar a polícia francesa, visitam a Monalisa – um réplica, já que a original não podia ser iluminada pelas filmagens, - e a Madonna das Rochas, ambas obras do Da Vinci. De trás do último quadro eles tiram um estranho artefato.

EMBAIXADA AMERICANA EM PARIS

Nossos heróis tentam ir para a Embaixada Americana, na 2 avenue Gabriel, Paris,  que está cercada de policiais. Desistem da ideia para continuarem desvendando o mistério da morte de Sauniére.

IGREJA DE SAINT-SULPICE

Enquanto isso, o monge Simas procura algo debaixo da LINHA ROSA - 135 medalhões “Arago” de ouro dispostos no que seria o Primeiro Meridiano do Mundo, segundo Dan Brown-, a linha termina na Igreja de Saint-Suplice, 2 Rue Palatine, Paris. A parte externa foi filmada nessa mesma igreja, mas o interior da cena foi feito digitalmente pelo pessoal da Pós Produção Rainmaker U.K.

CASTEL GANDOLFO

A Casa de Campo do Papa é o destino do Cardeal Aringorosa. Lá ele tem uma reunião com outros representantes da igreja sobre um plano com o “Mestre”, que prometeu destruir o Santo Graal. As cenas externas são tomadas aéreas do Belvoir Castle, em Leicestershire, Inglaterra  e o interior foi feito na Burghley House, Stamford, Liconshire, Inglaterra.

PARQUE BOIS DE BOULOGNE

Para pensar em um plano e colocar as ideias em ordem, Robert e Sophie param nesse parque público cuja entrada é na Foch Avenue em Paris, e lá descobrem que a Flor de Lis era uma chave com um endereço nela “HAXO 24”

 BANCO DEPOSITÁRIO DE ZURIQUE ou Depository Bank of Zurich

Na trama, Sophie e Robert chegam nesse banco, abrem o cofre de Saunière com a sequência Fibonacci e encontram uma caixa, ornada com um rosa – símbolo templário, contendo um criptéx. O Depository Bank of Zurich é um banco fictício criado por Dan Brown, na Rue Haxo, 24 em Paris. Na realidade, neste endereço não há nada.

CASA DO SIR LEIGH TEABING

Sir Leigh Teabing (Ian McKellen) e seu mordomo Rémy Legaludec moram no Palácio Châtteau de Villete em Condecourt, Val-d'Oise, França. Leigh é um excêntrico Historiador Real Britânico, obcecado pelo Santo Graal. Explica para Sophie toda a polêmica principal do filme - de Jesus ser apenas um homem, casado com Maria Madalena, cujos descendentes são protegidos pelo Priorado de Sião, uma seita pagã.

A garagem desse Palácio também é filmada em Burghley House, Stamford, Liconshire, Inglaterra.

OS FLASHBACKS TEMPLÁRIOS

Enquanto Leigh apresenta a história, alguns flashbacks aparecem. A Ilha de Malta, no sul da Itália foi utilizada para as cenas de cruzadas dos cavaleiros templários. O encontro entre os Templários e o Papa foi feita na Catedral de Winchester, em Winchester, Hampshire. Roma Antiga e construções do Império Romano também aparecem nas filmagens sobre o Cristianismo.

 AEROPORTO “LE BOURGET”

Sir Leigh, seu mordomo, Robert e Sophie partem em uma avião particular pensando primeiramente em ir para Zurique. Depois, após descobrirem uma pista atrás da rosa que ornava a caixa de madeira, vão para Londres onde está a Temple Church.

As cenas noturnas foram realmente realizadas no Aeroporto Shoreham em West Sussex, Inglaterra.

AEROPORTO EM LONDRES

Essa cena foi filmada no Aeroporto Bigging Hill em Londres, usado para jatos particulares e shows aéreos. O avião do Sir Leigh chega nesse aeroporto e a polícia chega com eles.

TEMPLE CHURCH

15.TempleChurch2.jpg

Localizada na Inner Temple Lane, Fleet Street, Bloomsbury, próxima ao Metrô Temple, aparece na trama como palco de um ponto de virada. O “Mestre” na verdade seria o mordomo de Leigh. Essa igreja foi consagrada em 1185 e realmente é o lugar onde os templários que protegiam os pelegrinos descansam em paz.

SEDE DA OPUS DEI EM LONDRES

Silas vai para a fictícia Sede de Opus Dei em Londres, uma casa privada localizada na Gloucester Terrace, 207 na Orsett Terrace, a alguns minutos da Estação Paddington. No Caminho passa por alguns pontos famosos, como a Tower Bridge.

ABADIA DE WESTMINSTER

17.AbadiaWestminster2.jpg

Depois que Robert decifra a pista, seguem rumo à tumba de Isaac Newton, enterrado por Alexander Pope. E agora precisa entender qual a Orbe que está faltando em seu túmulo, para abrir o Criptéx. As cenas externas foram filmadas na Abadia de Westminster na 20 Deans Yard, Broad Sanctuary em Londres. As cenas internas foram  filmadas na Catedral Lincoln em Minster Yard, Lincoln e também na Catedral de Winchester, 9 The Close, Winchester em Hampshire.

 

CAPELA E CASTELO ROSSLYN

A ultima pista do criptéx leva para a Capela Rosslyn em Chapel Loan, Roslin, Midlothian perto de Edimburgo, na Escócia. É lá que Sophie descobre o maior segredo de sua vida, ela é a última descendente de Jesus Christ! Perto dessa Capela estão as ruínas do Castelo Rosslyin, vale a pena conferir.

HOTEL RITZ EM PARIS

Na penúltima sequência do filme, Langdon está hospedado no< Hotel Ritz na Place Vendôme, número 15 em Paris, quando tem um ultimo insight em relação às pistas. Esse é o mesmo hotel onde Ernest Hemingway, Coco Chanel, a Princesa de Gales entre outros já ficaram hospedados.

LINHA DA ROSA ARAGO

A ultima sequência do filme de Ron Howard, é Robert Langdon seguindo pela Linha da Rosa, saindo do Hotel Ritz e indo até A Pirâmide Invertidade (La Pyramide Iversée), onde presta uma homenagem aos restos mortais de Maria Madalena, uma das cenas mais emocionantes do filme. "Sob o céu estrelado, ela descansa em paz".



Preste você também uma homenagem ao filme, tirando uma foto ajoelhado na Piramide Invertida, com o Louvre ao fundo e manda aqui pra gente.

Outros Roteiros