VOLTAR
SAGA STAR WARS

Já pensou em passear pela aldeia onde Anakin Skywalker cresceu e foi descoberto? E admirar a floresta onde a maior das batalhas da Guerra Civil Galáctica foi travada? Todo fã de Star Wars que se preze fica impressionado com a diversidade de cenários da saga cinematográfica. Do filme IV ao III, mundos selvagens, futurísticos, paradisíacos e assustadores aparecem na tela… E você pode visitar grande parte desses planetas sem sair do seu!

Em dezembro de 2015 foi o Lançamento Mundial do STAR WARS EPISÓDIO VII - O Despertar da Força. Por isso o Fabuloso Destino resolveu fazer o roteiro com as principais locações da saga completa, até o episódio VI. Aproveite a inspiração e May the Force Be With You.

 "ATENÇÃO JOVEM PADAWAN:
FORTÍSSIMOS SPOILERS  ESTE ROTEIRO CONTÉM"

 

 

NABOO

Naboo é um dos planetas mais esclarecidos e pacíficos da série Star Wars. Localizado na Orla Ocidental, no setor Schommell,é habitados por humanos e gungans. Naboo possui 1 sol e 3 luas e uma principal capital: Theed. A história do povo de Naboo remete à colonização feita pelo planeta Grizmallt, e à evolução de simples colonos para artistas, filósofos, acadêmicos e inventores. Viaje por Naboo explorando a Itália, Inglaterra e Espanha!

 

  • PALÁCIO REAL DE THEED em NABOO - Caserta, Itália

O Palácio Real da capital Theed é a sede do poder de Naboo, onde a Rainha Padmé Amidala foi eleita com apenas 14 anos. As filmagens internas do castelo real foram feitas no magnífico Palácio de Caserta, onde a arquitetura barroca e a decoração clássica trazem exatamente o clima de realeza que o filme requer para essas cenas. Reggia de Caserta fica a 1h30 de trem das cidades de Roma ou Nápoles. 
Filmes: Episódios I e II
Onde:  Palácio de Caserta, no Viale Douhet, Itália
Lat/ Long: 41.073218, 14.327068

 

  • FLORESTA DE NABOO - Hertfordshile, Inglaterra

O Whippendell Woods foi o ambiente aqui na Terra para gravar as cenas onde Qui-Gon Jinn e Obi-Wan Kenobi encontram Jar Jar Binks pela primeira vez. Também é onde Padmé revela que é a Rainha Amidala para o Boss Nass, chefe dos Gungans, e onde ela faz um plano com os rebeldes para reconquistar a capital de Theed. Para chegar no local específico dessas cenas, dê uma olhada aqui.
Filmes: Episódio I
Onde: Whippendell Woods, em Watford, Inglaterra, próximo de Londres
Lat/ Long: 51.668778, -0.442677

 

  • PRAÇA DO PALÁCIO REAL DE THEED em NABOO - Sevilla, Espanha

Para compor o cenário do lado de fora do Castelo Real, junto com a Praça Real, nada como uma mistura de estilos espanhóis, neorenascentistas, art déco, neoislâmicos e neomudéjar, que criam uma atmosfera de riqueza, requinte e estranheza. Uma estranheza tão bela que nos leva a crer que estamos mesmo em outro mundo. Essa é a cena em que ao chegar no Palácio de Theed, Padmé e seu guarda-costas (Anakin) passam pela Plaza de España, na Sevilla.
Filmes: Episódio II
Onde: Plaza de España, Sevilla, Espanha
Lat/ Long: 37.377194, -5.986893 

 

 

  • THE LAKE COUNTRY de NABOO - Tremezzo, Itália

As cenas mais românticas da Saga se passam no Lake Country, um lugar cheio de cachoeiras, lagos e campos verdes, que fica a duas horas da capital Theed. O lago Varykino e o palacete onde Padmé passava sua infância é palco de seu casamento escondido com o jedi Anakin Skywalker. O lago Varykino, na verdade, é o Lago Como e o palacete trata-se da Villa del Balbianello. Para chegar até lá, você pode pegar uma lancha em Lenno, que custa aproximadamente 7 euros por pessoa.
Filmes: Episódio II  
Onde: Villa del Balbianello, Tremezzo, Itália
Lat/ Long: 45.965172, 9.202474 

 

TATOOINE

Tatooine é uma planeta desértido na Orla Exterior no Setor Arkanis que possui 2 sóis e 3 luas. É um dos planetas mais antigos conhecidos, povoado por diversas espécies, pois trata-se de um local de tráfico, venda e compra de materiais de sucata e escravos. Também é habitado por fazendeiros de umidade, que tentam produzir água em meio ao deserto. Para visitar esse planeta sem sair do seu, você precisa conhecer as terras da Tunísia.

 

  • ESPAÇOPORTO DE MOS ESPA em TATOOINE - Oung Jamel, Tunísia

Mos Espa é um dos principais espaçoportos do planeta Tatooine juntamente com o espaçoporto de Mos Eisley. É um Quartel de Escravos, sede do Sebulba Café e o lugar onde ocorrem as corridas de pod. No geral, é base dos principais gângsters da clã Hutt, bandidos e contrabandistas da Orla Exterior da Galáxia, onde se encontra o planeta. Para chegar até o estúdio de Mos Espa, a cidade de Nefta é a mais próxima para hospedagem e locomoção.
Filmes: Episódios I e II
Onde: Mos Espa, próximo à cidade de Nefta, Tunísia
Lat/Long: 33.994016, 7.842749

 

  • QUARTÉIS DE ESCRAVOS DE MOS ESPA em TATOOINE - Tataouine, Tunísia

Na época da República, Tatooine era o único lugar onde a escravidão persistia, mesmo sendo ilegal em todo o resto da galáxia. Os escravos serviam como objetos de posse e moedas de trocas e eram nos Quartéis dos Escravos que eles viviam e se protegiam das fortes tempestades de areia. No Ksar Hadada, Qui-Gon conta à Shmi Skywalker sobre os poderes do Anakin. Já o Soltane é utilizado em algumas cenas externas do bairro escravo. São ambos locais próximos à cidade de Tataouine - nome que serviu de inspiração para George Lucas para o planeta Tatooine.
Filmes: Episódio I
Onde: Ksar Hadada e Ksar Oueld Soltane
Lat/Long: Ksar Hadada: 33.100070, 10.313775; Ksar Oueld Soltane: 32.788449, 10.514747

 

  • CASA DO ANAKIN CRIANÇA - Médenine, Tunísia

Anakin e sua mãe Shmi viviam em um dos Quartéis de Escravo de Mos Espa. Essa cena foi gravada em uma das construções conhecidas como Ghorfas, do Ksar Médenine, próximo da cidade de Tataouine.
Filme: Episódio I
Onde: Ksar Médenine, Tunísia
Lat/Long: 33.345889, 10.491657

 

  • FAZENDA DE UMIDADE DE LARS E CASA DO LUKE SKYWALKER - Nefta e Matmata, Tunísia

A primeira aparição do Iglu e da casa dos Lars é no episódio IV, quando somos apresentados ao jovem Luke Skywalker. Mas seguindo a ordem cronológica da história, no filme II podemos ver que o Iglu faz parte da fazenda de umidade de Cliegg Lars, o homem que compra a mãe de Anakin Skywalker e casa-se com ela. O Iglu foi restaurado por fãs do Star Wars há poucos anos atrás. Já o Hotel Sidi Driss é uma ótima opção para visitar, mas para os que gostam de mais conforto, não recomendamos uma hospedagem por lá.
Filmes: Episódios II e IV
Onde: O Iglu fica em Chott El Jerdid, Nefta, Tunísia. A casa subterrânea de Lars fica no Hotel Sidi Driss, Matmata, Tunísia
Lat/Long: Iglu: 33.842669, 7.779034; Hotel Sidi Driss: 33.545795, 9.968594

Lembre-se de procurar um guia ou uma expedição para conhecer o iglu no meio do deserto.

 

  • DESERTO DE TATOOINE - California, EUA

Diversas cenas do deserto de Tatooine foram gravadas no Vale da Morte, ao norte do deserto de Mojave, Califórnia. É por lá, pelo Twenty Mule Canyon, o caminho para ir ao Palácio de Jabba the Hutt. Também é nessa locação que Obi Wan conhece Luke Skywalker, C-3PO e o R2-D2. Para conhecer o mapa de locações do Death Valley, clique aqui. Lembre-se que essa excursão deve ser feita com guias especializados, pois como diz Anakin "O deserto é impiedoso; Ele tira tudo de você."
Filmes: V e VI
Onde: Death Valley National Park, California, EUA
Lat/ Long:  36.505945, -117.094514

 

  • ESPAÇOPORTO DE MOS EISLEY - Djerba, Tunísia

Também conhecida como “O sovaco da Galáxia” e pela demonstração de "escória e vilania" descrita por Obi Wan, a cidade de Mos Eisley já foi um grande espaçoporto de Tatooine. Por lá funciona a Cantina de Mos Eisley ou Chalmun’s Cantina, que é a cantina da famosa cena "Han Solo atirou primeiro".É por lá também, que depois de ser encontrado no deserto, Luke Skywalker vai com C-3PO e R2-D2 para a Casa do Obi-Wan Kenobi. Outras atrações famosas do local são: Falcon Blast Off Alley por onde os heróis saíram de Tatooine com a Milleniun Falcon; a Estação Tosche, deletada do filme IV, mas mencionada no V; e o local onde Obi-Wan, Luke e os robôs são abordados pelos stormtroopers e onde Obi-Wan demonstra o uso da força em mentes fracas, no Stormtroopers Checkpoint. A primeira visão de Mos Esley, no entanto, foi gravada no Death Valley, vista do Dantes View.
Filme: Episódio IV
Onde: Aijim, Djerba, Tunísia; Death Valley, Califórnia,
Lat/Long: Cantina: 33.723995, 10.750019; Casa do Obi-Wan: 33.740833,10.734951; Stormtrooper Checkpoint: 33.723430, 10.749514; Dantes View: 36.221046, -116.725572

 

  • MAR DE AREIA DE TATOOINE - Nefta, Tunísia/ EUA

Aquelas dunas de areia na cena onde os robôs C3PO e H2H2 chegam por uma cápsula espacial (escape pod), e depois o resto dessa cápsula é encontrada por uma tropa de stormtroopers fazem parte da Grande Dune, em Nefta. Depois, a sequência da cena com os tiros foi feita no Buttercup Valley, no Yuma Desert.
Filmes: Episódio IV
Onde: La Grande Dune, Nefta, Tunísia; Buttercup Valley, Yuma Desert, Califórnia, EUA
Lat/ Long: La Grande Dune: 33.997169, 7.862509; Buttercup Valley: 32.973570, -115.172780

 

  • CANYONS DE TATOOINE - Tunísia/ EUA

No filme IV, os canyons onde R2D2 é pego pelo Jawas, Luke é atacado pelo povo da areia (Tusken Raiders), e onde o Sandcrawller (forte com rodas) aparece naufragado antes de um ataque dos stormtroopers foram filmados na Tunísia, no Sidi Bou Helal National Park. No filme VI, a cena onde C-P30 e R2D2 caminham até o palácio do Jabba the Hutt foi filmado no Twenty Mule Canyon, no Vale da Morte.
Filmes: Episódio IV e VI
Onde: Shubiel Gorge, Sidi Bouhlel (or Sidi Bou Helal), perto de Tozeur; o outro fica em Twenty Mule Team Canyon, no Death Valley, EUA
Lat/ Long: Sidi Bou Helal National Park: 34.053969, 8.300343, Twenty Mule Canyon: 36.409145, -116.795329

 

  • DUNE SEA e THE GREAT PIT OF CARKOON, deserto do Tatooine - Yuma Desert, EUA

Depois de uma área de dunas que leva a pontos importantes entre Mos Espa e Mos Eisley, há uma enorme depressão no deserto de Tatooine, que é chamada de The Great Pit of Carkoon, traduzindo: O Grande Poço de Carkoon. É lá onde Jabba the Hutt ameaça jogar Luke Skywalker para ser devorado pelo monstro Sarlacc. Essa cena também é gravada no Buttercup Valley.
Filmes: Episódio VI
Onde: Buttercup Valley, Yuma Desert, California, EUA
Lat/ Long: 32.973509, -115.172739

KASHYYYK

Kahsyyk é um planeta que fica na Orla Média da Galáxia, no Setor Mytaranor e possui 1 sol e 3 luas. O planeta Kashyyyk é um planeta com árvores gigantescas, conhecidas como Wroshyr e é nessas copas onde os Wookies constróem suas casas. Os Wookies são a forma mais evoluída do planeta, e formam sociedades complexas conduzidas por honra, lealdade, respeito ao meio ambiente e dívida eterna. Foi isso que fez com que Chewbacca jurasse lealdade à Han Solo, por ele ter salvado-o dos Trandoshans, inimigos dos Wookies que habitam o mesmo sistema galáctico e que com influência do Império começaram a atacar e escravizar o povo do nosso querido Chewie. Kashyyyk tem um quê oriental, da China e Tailândia. Conheça:

 

  • O PLANETA KASHYYYK - Guangxi, China

Com grandes lagoas, pedras e árvores gigantes, o ambiente de Kashyyyk é bastante tropical. O plano de fundo das cenas desse filme foram baseadas em imagens de Guilin, na China.
Filmes: Episódio III
Onde: Guilin, Guangxi, China
Lat/ Long: 25.304537, 110.309772

 

 

  • BATALHA DE KASHYYYK - Phang Nga Bay, Tailândia

A batalha que ocorre em Nashyyk, também conhecida como Batalha de Katchirno é uma das últimas das Guerras Clônicas. Foi nessa batalha que o Chanceler Palpatine acionou a Ordem 66 contra os jedis. Chewbacca e Tarfful ajudam Yoda a fugir dos soldados clone da Tropa 41, que estavam lutando em Kashyyyk com eles. O começo da guerra passa por uma Phang Nga Bay modificada para as telas de cinema.
Filmes: Episódios III
Onde: Phang Nga Bay, perto de Phuket, Tailândia
Lat/ Long: 8.283311, 98.599968

YAVIN 4

Na Orla Exterior da Batalha, Yavin 4 desponta como uma das três luas habitáveis do planeta gasoso Yavin. Composto por mais continentes do que mares, Yavin 4 é um lugar tropical, cheio de animais e plantas interessantes e perigosas. Apesar do perigo, o local foi escolhido como base para os rebeldes fugidos de Dantooine. Você não precisa ir muito longe para conhecer os templos Massassas, que na verdade são os templos maias da Guatemala!

 

  • A BATALHA DE YAVIN IV - Tikal, Guatemala


Yavin 4 é uma das muitas luas do planeta Yavin. É sede de uma base rebelde nas antigas ruínas do povo Massassa. Na história cronológica, essa lua foi palco de uma das mais importantes conquistas rebeldes durante a Guerra Civil Galáctica, quando a base de Yavin consegue destruir a primeira Estrela da Morte antes que eles explodissem a lua. O fundo da cena é a cidade maia de Tikal, na Guatemala.
Filme: Episódio IV
Onde: Tikal, Guatemala
Lat/ Long: 17.221683, -89.623117

ALDERAAN

​Alderaan é um planeta pacífico no Núcleo da Galáxia. Depois de ser colonizado por humanos vindos de Coruscant que criaram um império e leis para manter a exuberância natural do planeta intacta, Aldeeran também foi considerado o Centro Cultural da Galáxia, onde artistas e pensadores conviviam. Alderaan não possuía exercítos ou armas, o que tornava o planeta um exemplo de coexistência em paz. Acabou sendo destruído como uma demonstração da Estrela da Morte, no episódio IV de Star Wars.

 

  • AMBIÊNCIA DE ALDERAAN - Grindelwald, Suíça

Para criar o clima do planeta Alderaan, o Lar da Princesa Leia, a equipe do filme pensou em uma planeta abundante de fauna e flora. O povo de Alderaan era pacífico e ecológico, e se importavam muito com as questões ambientais. O mundo foi destruído pela Estrela da Morte no filme IV. Mas é no final do filme III, quando o senador Bail Organa leva um dos gêmeos filhos de Padmé e Anakin para sua esposa, que podemos ver Aldera, a capital do planeta com mais clareza. Essa cena possui como plano de fundo as montanhas do vilarejo de Grindelwald, nos Alpes Suícos. 
Filme: Episódio III e Episódio IV (aparição do planeta)
Onde: Vilarejo de Grindelwald, Suíça
Lat/ Long: 46.685707, 8.076536

MUSTAFAR

Mustafar é um planeta vulcânico, localizado na Orla Exterior. A Base de Mustafar serviu de reduto para os líderes remanescentes do Conselho Separatista. A pedidos de Darth Sidious, Darth Vader vai até lá para matar todos os líderes separatistas. Na volta encontra Padmé, que foi seguida por Obi-Wan Kenobi, com quem Vader duela.

 

  • DUELO em MUSTAFAR - Catania, Itália

Uma as cenas mais tensas é a luta final entre Obi Wan Kenobi e seu antigo padawan, Anakin em uma instalação Separatista no planeta vulcânico de Mustafar. Essa é a cena, em que o futuro Darth Vader perde o braço esquerdo (ele já tinha perdido o direito em uma batalha contra o Conde Dooku), as duas pernas e é deixado pegando fogo nas lavas do vulcão. Tal batalha também coincide com o final das guerras clônicas e a execução da ordem 66. A cena foi gravada com imagens do Monte Etna, um vulcão ativo da Itália como pano de fundo. Convenientemente, o vulcão entrou em erupção bem no dia em que a equipe foi gravar algumas imagens para inserir depois, o que ficou ainda mais interessante nas telas de cinema. 
Filme: Episódio III
Onde: Monte Etna, Catania, Itália
Lat/ Long: 37.762622, 14.971804

HOTH

O isolado planeta de Hoth é tão gelado quanto inóspito. Está localizado na Orla Exterior, e é o sexta planeta do distante sistema Hoth. Você vai ficar feliz de saber que pode visitar esse planeta, e depois tomar um bom chocolate quente na Noruega. 
 

 

  •  HOTH - Finse, Noruega

Durante a Guerra Civil Galáctica, o gélido planeta de Hoth serviu como Base Rebelde Echo, após o sucesso em Yavin 4 contra o Império Galáctico. É por lá que Luke Skywalker escapa da caverna do monstro Wampa e conversa com o espírito do Obi-Wan antes de ser resgatado por Han Solo. A cidade escolhida para dar vida à essa planeta foi Finse. E essas duas cenas foram filmadas na frente do  Hotel Finse 1222, pegando o Hardangerjøkulen Glacier (sexta maior montanha da Noruega) como plano de fundo. Para se hospedar, veja a página do hotel aqui.
Filme: Episódio V
Onde: Finse, Noruega
Lat/Long: Finse 222: 60.603683, 7.502847 

LUA DE ENDOR

A Lua Florestal de Endor, ou Lua Santuário, é um corpo celeste localizado no setor Moddell, e gira em torno de um planeta gasoso de mesmo nome, que possui mais 8 luas. No entanto é na maior das luas que vive o povo chamado Ewok - ursinhos inteligentes e caçadores que vivem em cabanas nas copas das árvores. Endor está localizada em um setor da galáxia tão distante, que tal setor foi escolhido pelo Império para a construção da Segunda Estrela da Morte. Mas para presenciar as florestas dessa lua, você não precisa ir tão longe não! Olha só:
 

  • BRIGHT TREE VILAGE ou A INSPIRAÇÃO PARA AS CASINHAS DOS EWOKS - Piedras Brancas, Costa Rica

Bright Tree Village é o nome da vila onde os Ewoks moravam durante a Guerra Civil Galáctica. Existem diversos projetos de arquitetura baseados nas casas do filme, hotéis e vilas inteiras. Mas um dos lugares que ficaram mais famosos por se inspirarem no filme, foi o Hotel Finca Bellavista, em Piedras Brancas na Costa Rica. Entre aqui para conhecer melhor o projeto e reservar um quarto Ewok.
Filme: Episódio VI
Onde: Finca Bellavista, Piedras Brancas, Costa Rica 
Lat/ Long: Só informados após reserva no hotel.

 

 

  • A FLORESTA E A BATALHA DE ENDOR - Califórnia, EUA


Como dito no resumo deste roteiro, você pode visitar o local onde a maior batalha da Guerra Civil Galáctica foi travada. A batalha de Endor marcou o fim da Guerra Civil, e a vitória dos rebeldes (ajudados pelos Ewoks) sobre o Império, com a destruição da segunda Estrela da Morte. Na lua florestal, cenas famosas como as corridas de Speeder Bike, a emboscada dos Ewoks e a própria batalha de Endor foram filmadas no Redwoods State Park. Todo o plano de fundo para o desenvolvimento da arte do planeta, conta com imagens dessa região no Del Norte County na Califórnia.
Filme: Episódio VI
Onde: Jedediah Smith Redwoods State Park, Del Norte County, Califórnia, EUA
Lat/Long: 41.796007, -124.086440

Outros Roteiros