A verdadeira Corleone de O Poderoso Chefão

A verdadeira Corleone de O Poderoso Chefão

Gostamos de filmes? Gostamos! Gostamos de viagens? Amamos! Pensando nessa combinação de sucesso, a Kamila, parceira do Fabuloso Destino, escreveu mais um texto pra inspirar os viajantes a conhecerem lugar incríveis por esse mundão. Olha só!

Se você já assistiu ao clássico O Poderoso Chefão (The Godfather) ou pelo menos ouviu falar nessa obra, então também já ouviu falar em Vito Corleone, o chefão da máfia italiana desta história. Seu sobrenome é criado quando o pequeno garoto Vito Andolini foge, sozinho, da Itália para os EUA e precisa dar seu nome à imigração, lugar onde um agente lê sua identificação com nome e a cidade em que veio e o registra como Vito Corleone. Durante a história, o poder da família Corleone passa de Don Vito (Marlon Brando) para seu filho Michael (Al Pacino), após sua morte.

A cidade Corleone

A Corleone de verdade fica na província de Palermo, região da Sicília, Itália, e tem aproximadamente 12 mil habitantes distribuídos em cerca de 229km² de construções agrupadas. Para chegar à cidade é preciso pegar um ônibus em Palermo numa viagem que durará, em média, 1h40. No local , há poucos pontos para visitar, mas se você quer se aventurar, tenha um pouco de cuidado, já que o filme trouxe uma reputação ruim para a cidade, que tem a fama de ser perigosa. Aliás, toda a história da máfia italiana é algo bem real na região da Sicília, que por muitos anos teve o mafioso Totó Riina, falecido em 2017, por exemplo, no comando da Cosa Nostra.

Dica: se pretende visitar a verdadeira Corleone, evite conversar com os nativos sobre o filme, pois costumam não gostar desses assuntos devido a fama que a cidade levou após a obra.

Agora você deve ter pensado “mas e os locais onde foram filmadas as cenas do filme?”. Pois é, essa é outra Corleone.

A Corleone onde foram gravadas as cenas de O Poderoso Chefão

A Corleone do filme está, na verdade, espalhada pelas cidades da região da Sicília, mas nenhuma delas foi gravada, de fato, na cidade que deu nome à família da história. Alguns dizem que o filme não foi produzido na própria cidade pois ela já estava muito evoluída para a época em que a obra se passa, outros dizem que a máfia não permitiu que isso acontecesse. Motivo ou outro, a verdade é que as deslumbrantes paisagens em volta da cidade ficaram marcadas na mente dos cinéfilos até hoje.

Francis Ford Coppola, produtor do filme, escolheu as cidades da ilha à dedo. Algumas cenas do primeiro Poderoso Chefão, por exemplo, onde conhecemos Don Vito, sua família e sua influência como padrinho durante o casamento de sua filha, foram gravadas em Motta Camastra, cidade com menos de 1000 habitantes, Forza D’agro e Savoca.
Inclusive, foi nessa última cidade em que foram rodadas cenas como o pedido de casamento de Michael a Apollonia.
E falando no casal, você lembra do casarão em que viviam? A propriedade, na verdade, chama-se Castello degli Schiavi e fica em Fiumefreddo di Sicilia.

Quem se lembra da icônica cena nas escadarias do Teatro Massimo na noite da apresentação lírica de Anthony, filho de Michael? A cena foi gravada realmente em Palermo, no local original, e é um dos momentos mais lembrados do cinema até hoje.

FD-Teatro-Massimo

Bateu a curiosidade em conhecer todos esses lugares? Você pode visitar quase todos eles, a única exceção é o Castello degli Schiavi, que não é aberto a visitações por ser uma propriedade privada. Para isso, você pode ir de avião de Roma a Catania ou Palermo, ou ainda chegar à Sicília de trem, ônibus ou navio. Em todos os casos, planeje bem o seu roteiro para avaliar qual o melhor jeito de se locomover entre essas cidades e sentir o gostinho de visitar locais que ficaram marcados por uma grande obra do cinema.

E então, já montou o seu roteiro?

Curtiu as dicas da Kamila? Confira mais fotos e experiências bacanas no instagram dela @delaprakah.

_Promo USA 728x90