Unindo Arquitetura com Emoção: Conheça 10 Pontes Incríveis pelo Mundo

Unindo Arquitetura com Emoção: Conheça 10 Pontes Incríveis pelo Mundo

 
Além da função básica de ligar dois pontos e atravessar obstáculos, algumas pontes também podem ser consideradas uma verdadeira obra de arte.
Com cenários incríveis, medidas dignas de recordes ou lindos detalhes em sua construção, selecionamos 10 pontes magníficas pelo mundo afora.
 

1. ATLANTIC OCEAN ROAD – Noruega

FD-atlantic-road

A eletrizante estrada norueguesa possui 8,3 Km de extensão e oito pontes que ligam uma cadeia de pequenas ilhas. As pontes são tão incríveis que dão a impressão de estarem abraçando o mar, ainda mais durante tempestades, quando as ondas quebram na estrada – uma aventura e tanto, que somente os mais corajosos irão experimentar.
 

2. BASTEI – Alemanha

FD-bastei-ponte-alemanha

Uma formação rochosa com 305 metros acima do nível do mar, ligada por uma ponte de pedras de onde é possível ver o rio Elba, vales e pequenas cidades. Há ainda uma trilha para as ruínas do antigo castelo medieval, onde a vista é fenomenal. Não é a toa que Bastei é a principal atração do Parque Nacional da Suíça Saxônica, na Alemanha.
 

3. SI-O-SE POL – Isfahan, Irã

FD-esfahan-ira

Um dos lugares mais bonitos de Isfahan, a ponte também conhecida como “A ponte dos 33 arcos” é uma das 11 pontes da cidade que passam sobre o rio Zayandeh. Si-o-se Pol tem cerca de 300 metros de comprimento e além de ser um tradicional ponto turístico da cidade, à noite fica toda iluminada e vira um ponto de encontro dos jovens locais.
 

4. DEVIL’S BRIDGE – Kromlauer park, Alemanha

FD-devils-bridge-alemanha

A ponte Rakotzbrücke, mais conhecida como Ponte do Diabo, foi construída por volta de 1860 e atualmente não é aberta ao público, para garantir sua preservação. O mais incrível dessa ponte é o seu reflexo na água, que forma um círculo completo independente do ângulo em que é vista. Coisa de outro mundo!
 

5. CARRICK-A-REDE ROPE BRIDGE – Irlanda

FD-carricka-irlanda

Situada no lindo cenário da Irlanda do Norte, a ponte de cordas Carrick-a-Rede (uma das mais famosas do mundo) é uma mistura de beleza surreal com adrenalina pura! Afinal de contas, cruzar 20 metros de ponte a uma altura de 30 metros, sem sentir pelo menos um friozinho na barriga, é para poucos, né?
 

6. MILLAU-CREISSELS – França

FD-ponte-millau-franca

É claro que a ponte mais alta do mundo não podia ficar de fora da nossa lista. Com seus 343 metros de altura (mais que os 300m da Torre Eiffel), a Millau-Creissels proporciona a sensação de andar sobre as nuvens. De quebra, você ainda aprecia a belíssima paisagem do sudoeste da França. Magnifique!
 

7. OLD BRIDGE – Mostar, Bosnia e Herzegovina

FD-old-bridge-bosnia-herzegovina

Destruída após bombardeios durante a Guerra da Bósnia em 1993, a ponte foi reerguida em 2004 através de um fundo formado por várias instituições e atualmente é o símbolo de Mostar. Uma verdadeira obra-prima da arquitetura turco otomana, ao longo de seus 30 metros, a ponte liga de maneira muito elegante as margens íngremes do rio Neretva e, a cada dia, faz renascer o orgulho de todos os mostarianos.
 

8. PUENTE NUEVO – Ronda, Espanha

FD-puente-nuevo-espanha

Com 98 metros de altura, a ponte de pedras é uma das mais incríveis obras arquitetônicas da Espanha e é o símbolo maior da cidade de Ronda. Passando sobre um desfiladeiro (que nesse ponto atinge 100 metros de profundidade) onde corre o Rio Guadalevín, a construção possui muita história e seu interior já serviu até como prisão.
 

9. CHENGYANG BRIDGE – Liuzhou, China

FD-Chengyang-bridge-china

Construída somente com pedras e madeiras encaixadas, a ponte declarada Patrimônio Mundial da Humanidade pela Unesco, segue a milenar tradição arquitetônica da etnia Dong, que ficou conhecida por suas travessias cobertas. Ao longo de seus 3 andares, a construção possui 19 terraços que servem de mirantes para os sortudos visitantes.
 

10.PONTE DOS IMORTAIS – Montanhas Huangshan, China

FD-ponte-imortais-china

Uma ponte que proporciona um visual espetacular para aqueles que conseguem chegar até o topo. Para isso, existem dois caminhos: um mais seguro por uma escadaria e outro bem mais radical, formado por tábuas de madeira unidas por arame, com apenas correntes para se segurar. E aí, qual deles você encararia?