Um Gnomo no Caminho das Índias

Um Gnomo no Caminho das Índias

Namastê, fabulosos amigos!

Sabe aquela viagem que acontece por algum motivo muito absurdo que você nem acredita? Foi o que aconteceu comigo há poucos anos. Eu viajei por causa de uma novela, acreditam? Explico: em 2009 estreou no Brasil “Caminho das Índias”. A Gnomie ficou fascinada pela cultura indiana e ficava perguntando: “Mon amour, quando vamos viajar para lá?” Como desejo de esposa de gnomo é uma ordem, achei uma promoção de passagens bem baratinhas e fomos conhecer a tão famosa Índia!

Mumbai é a cidade mais importante da Índia, mais até que a própria capital, Nova Deli. É claro que nós esbanjamos só um pouquinho, e nos hospedamos no Hotel Taj Mahal, um dos símbolos da cidade! Além de luxuoso e muito grande, ele possui quatro tipos de restaurante no interior: indiano, internacional, chinês e japonês. Que maravilha!

FD-taj-mahal-india

Gnomie e eu, como verdadeiros firanghis (estrangeiros), saímos para passear pelas ruas. O povo indiano é muito educado e recebe a todos com muito carinho. Uma das coisas que estranhamos foi ao ver muitas moças cobertas da cabeça aos pés. Achamos que poderia ser por causa de alguma crença religiosa. A Gnomie desvendou o mistério conversando com elas: era apenas uma forma de se proteger do sol. As moças de Mumbai não curtem ficar bronzeadas, pois acham que isso afasta os pretendentes.

Aliás, prepare-se: Mumbai é uma cidade com muita gente nas ruas, e com um trânsito meio complexo. Ao invés de usar ônibus ou carro, prefira o riquxá, uma mistura de táxi com bicicleta. A cidade também é muito quente, mas esqueça bermudas e decotes: o povo de lá não vê com bons olhos.

Um dos lugares mais curiosos que visitei foi o Museu Ship Vikrant. É um navio cargueiro transformado em museu da marinha. Uma verdadeira relíquia dos mares! Falando nisso, outra atração da cidade envolve pegar um barquinho até a Ilha de Elefanta, considerada patrimônio histórico da humanidade. É um complexo religioso construído há muitos e muitos anos em cavernas.

Por ser uma cidade portuária, Mumbai possui muitas atrações culturais e gastronômicas. Aliás, é um ótimo destino para quem gosta de comida bem temperada e apimentada. Se você for convidado para ir até a casa de um indiano, não faça desfeita: aceite nem que seja um tiquinho.

Mumbai é uma cidade diferente do que é mostrado na novela. Mas se você gosta de cultura e de conhecer lugares exóticos, eis o seu novo destino! Só não fiquem como a Gnomie, que entrou no clima e ficou me chamando de “Raj” por semanas.