Siga La Cabra

Siga La Cabra

 
A cabra é um animalzinho bastante curioso. São domesticadas há mais de 9.000 anos pelos homens, e ainda nos impressionam com as coisas que fazem. Como por exemplo: dançar. São socialmente complexas, consideradas seres independentes, que possuem memória e inteligência desenvolvidas e se adaptam aos ambientes mais hostis.
 
Mas porquê, me diz, porquê falar sobre cabras em um blog de viagem?! Por que estamos sem conteúdo? Não. Gosto pelo nonsense e assuntos inusitados? Talvez. Na verdade, reparamos que as cabras têm história para contar em vários lugares do mundo que vale a pena visitar. Confira abaixo:
 
GRÉCIA
 
FD-Mykonos-Grecia
 
Vamos começar pela Grécia… onde as praias e ilhas maravilhosas, a comida típica da região mediterrânea, e as ruínas de templos antigos precisam ser conhecidos não só por fotos. Foi lá, na Antiguidade, que a pele de cabra começou a ser utilizada em pergaminhos que contam a história do homem.
 
A Grécia continua sendo um destino maravilhoso, tanto para os baladeiros (o lugar é Mykonos) e apreciadores da natureza (Samothraki é o paraíso) quanto para os amantes da mitologia e cultura grega – que podem fazer um circuito pelas ilhas como Creta, Delos, Lemnos e Chipre.
 
TURQUIA
 
FD-Baloes-Capadocia-Turquia
 
Do ladinho da Grécia, a Turquia desponta como um dos lugares favoritos dos turistas. Com suas paisagens e arquitetura maravilhosas, mar turquesa, mesquitas, mosteiros, mercados, especiarias, e passeios de balão… a viagem é totalmente inesquecível. Istambul e Capadócia são os destinos mais óbvios, mas lugares como as escavações de Afrodísias, as cidades de Öludeniz, Pammukale e Bodrum podem te deixar extasiados.
 
E foi lá na Turquia que as cabras Angorás foram criadas e tosadas para a fabricação de um tecido muito querido pelos aficionados por moda e luxo: o Mohair – uma lã tão macia, que é comparável com a seda.
 
EGITO
 
FD-Esfinge-Piramide-Egito
 
Relatos históricos dizem que a belíssima Cleópatra, tomava longos banhos com leite de cabra e cardamomo, para manter sua pele firme e aumentar seu poder de sedução.
Hoje em dia, visitar as pirâmides monumentais de Gizé e a cidade de Cairo, se apaixonar pela biblioteca de Alexandria, se maravilhar com Sharm el Sheik e com o deserto branco próximo ao Oasis de Farafra, passear de fellica em Aswan, conhecer o Oasis e o deserto de Siwa, encanta turistas do mundo inteiro.
 
ETIÓPIA
 
FD-Etiopica-Arvore
 
Os banhos de cardamomo da rainha, não são nada se comparados ao delicioso café com cardamomo, um tempero parecido com o gengibre – apimentadinho. A receita é árabe, mas foi próximo ao Egito, na Etiópia, que as cabras descobriram o café. (!) Segundo dizem, os pastores começaram a perceber que depois de comer um certo fruto marrom-avermelhado (o café), as cabras ficavam cheias de força e disposição.
 
Mas e a Etiópia? Para quem ama viagens exóticas, a natureza em todas as suas facetas e quer entender melhor a origem do ser humano, o caminho é por ali. Além de poder visitar o esqueleto de Lucy (um dos mais antigos hominídeos descobertos) no Museu Nacional em Adis Abeba, lugares como Lalibela, Axum, os monastérios do lago Tana, os parques e as diferentes tribos étnicas ao longo do rio Omo, fazem com que um país pobre se sobressaia em beleza e cultura.
 
E dizem que o café mais gostoso do mundo, você toma por lá mesmo!
 
MARROCOS
 
FD-Caravana-Camelos-Saara
 
É bastante sabido que as cabras são naturalmente enérgicas e engraçadas, sem café. Pulam mais de um metro e meio, fazem danças, simulam lutas, dão pinotes e… sobem em árvores. (!) Isso mesmo, no Marrocos, as incríveis Cabras que Sobem em Árvores são uma sensação.
 
FD-Arvore-Cabras-Marrocos
 
Você pode fazer uma viagem incrível por Marrocos, dormir em Riads (quartos típicos marroquinos), conhecer a belíssima Marrakesh, surfar em Taghazout, visitar as mesquitas de Casablanca, os estúdios cinematográficos de Ouarzazate, explorar o deserto em Merzouga e ainda dar uma passada na região árida próxima à linda cidade praiana de Essaouira, pra conferir as “árvores de cabra” pessoalmente.
 
TENNESSEE
 
FD-Nashville-Tennessee
 
Nativas dos EUA, principalmente do estado do Tennessee, as Cabras que Desmaiam também podem ser encontradas em vídeos fofos e engraçados no youtube. Quando assustadas, seus músculos congelam, e elas simplesmente caem no chão.
 
Para quem gosta de paisagens rurais e montanhosas, assim como de música country, o Tennessee pode ser uma descoberta sensacional. Você pode se encantar com a Smoky Mountain e de quebra praticar whitewater rafting, visitar Rocky City e as cachoeiras de Ruby Falls próximas à Chattanooga, e quem sabe até tomar um Jack Daniels na fábrica original próxima de Lyinchbirg. Em Memphis, além de visitar Graceland (mansão do Elvis Presley e atual museu), você ainda pode passear de barco pelo rio Mississipi, imaginando como o jazz,o swing e os rituais dos negros escravos influenciaram essa região.
 
FRANÇA
 
FD-Alpes-Franceses
 
Mas é na França, em lugares montanhosos como os Alpes, que as cabras alpinas francesas produzem os queijos mais sofisticados do mundo.

E o que fazer nos alpes franceses? Oras, no inverno você pode apreciar as lindas montanhas geladas, esquiar e praticar os diversos tipos de esportes na neve (Veja uma lista com opções de estações de esqui selecionadas pelo Fabuloso Destino). Na época de veraneio,você pode fazer caminhadas, mountain bike, rafting e trilhas. Aprecie as cidades de Courchevel (maior estação de esqui do mundo), Grenoble, Chamonix (de onde você pode ir até o Mer de Glace) e Annecy.

Gostou do roteiro das cabras? Deixe o seu comentário abaixo e conta pra gente se você já conheceu ou quer conhecer algum desses lugares!

 

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *