Redescubra a Região Sul

Redescubra a Região Sul

Com estados de climas e populações dos mais variados estilos, a região Sul possui atrações para todos os perfis de viajantes. A perfeita união entre lazer, natureza, cultura e vida noturna torna a região um destino fabuloso! Vem com a gente conferir ótimas opções de atrações nas principais cidades do Sul do país.

 

CURITIBA, PR

Cheia de cartões-postais, a a capital do Paraná possui belas construções históricas e parques que encantam a todos os visitantes.

FD-jardim-botanico-pr

O que fazer em Curitiba?

– Jardim Botânico:
O Jardim Botânico é o principal cartão-postal da cidade. E como poderia não ser? A combinação entre a construção de metal e vidro, que abriga 50 espécies de mata Atlântica e a área verde repleta de jardim verticais e trilhas é de encantar qualquer um!

– Teatro Ópera de Arame:
O teatro que também é um ícone da cidade, possui dois espaços: a Pedreira Paulo Leminski, espaço ao ar livre com espaço para mais de 30 mil pessoas; e a Ópera de Arame, que é

– Conhecer os parques da cidade:
Com mais de 40 (!) bosques e parques, Curitiba guarda em suas áreas verdes, além de muita beleza, também muita história, já que muitos dos espaços guardam homenagens aos colonizadores vindos da Polônia, Alemanha e Ucrânia. Ao passar pela cidade não deixe de conhecer o Passeio Público, Parque Tanguá, Parque Barigui, Parque Tingui e o Bosque do Papa.

 

FLORIANÓPOLIS, SC

Com muito verde, espaço para trilhas e esportes radicais, a ilha é o lugar ideal para quem quer estar em contato com a natureza e belíssimas paisagens. Mas por lá os baladeiros também têm espaço, já que a cidade possui uma agitada vida noturna e lazer.

FD-por-do-sol-ponte-hercilio-luz

O que fazer em Florianópolis?

– Avenida Beira Mar Norte e Ponte Hercílio Luz:
Ponto de encontro entre os esportistas da região, a Avenida ganha movimento no final do dia, já que é no pôr do sol que os atletas chegam, os bares e restaurantes abrem e a ponte Herícilio Luz é acesa para completar o lindo cenário.

– Ilha do Campeche:
A ilha é a única tombada como Patrimônio Arqueológico e Paisagístico Nacional e reserva paisagens paradisíacas! Mas não é só isso, por lá o grande destaque são as dezenas de inscrições rupestres protegidas em sítios arqueológicos, que são acessíveis somente através de trilhas e acompanhado de guias.

– Lagoa da Conceição:
A Lagoa é um dos pontos turísticos da cidade e, além das lindas construções antigas que a cercam, também é o point da vida noturna na ilha.

 

O supervisor e produtor musical @leodisse dá dicar das cidades de Itajaí e Baneário Camburiú, pertinho de Floripa. “Aqui em Itajaí tem a Stannis onde a cerveja é sensacionals! Rola também um food park temático de velho oeste ali pertinho, o Charlestown, que varia sempre os trucks e é bem bonitin. A Beira-Rio aqui tem ciclovia, uma Marina particular, vários restaurantes e muitas, muuuuitas capivaras. Tem também o Cabrones, restaurante mexicano, que era um food truck e acabou migrando pro shopping, e fica no último andar em um varandão com vista pro rio, coisalinda, e a comida é bem gostosa.”

No Balneário, ele indica restaurantes italianos: Mangiare Felice, Vila Itália, Macarronada Italiana, Famiglia Mantovani; e hamburguerias: Madero, Chef’s Burger, Black Burger. “Na Barra Sul, onde rola mais coisa, tem uma trinca australiano (Didge) / mexicano (Guacamole) / irlandês (O’ Briens) que é interessante. o rolê underground da galera, agora que as festas do segmento tão em hiato, é o Mercado Pirata, levemente inspirado no CBGB’s, que serve ranguinhos “bão e sem frescura”, cervejas (inclusive Eisenbahn) a preço bom e volta e meia rola showzinho. É um pico pequeno, pra umas 70 pessoas, mas é bem charmoso e aconchegante. Também tem a 1007, balada “alternativa” que toca, principalmente, pop, hip hop e uns trash fulêro. a casa nasceu em Floripa, abriu filial em BC e tá há algum tempo na Augusta, em SP, também.”

FOZ DO IGUAÇU, PR

A grande atração da cidade paranaense são as Cataratas do Iguaçu, que com suas 275 quedas do Rio Iguaçu, são uma das maiores belezas naturais do planeta. Mas além disso, a cidade também possui outros atrativos que fazem a viagem valer a pena:

FD-cataratas-iguacu

O que fazer em Foz do Iguaçu?

– Parque das Aves:
Com cerca de 900 animais, o parque possui espécies de cinco continentes, que ficam em viveiros integrados à floresta. É permitido aos visitantes entrar em alguns dos ambientes onde ficam os pássaros, uma oportunidade única de integração com a natureza!

– Passeio de Catamarã no Lago Itaipú:
O passeio tem duração de 1h30 e oferece diversas opções de horários, sendo que na última delas você pode apreciar o pôr do sol. A embarcação possui dois andares e sai do Porto Kattamaram, dentro da Usina Hidrelétrica de Itaipu, e passa ao lado da barragem.

 

GRAMADO, RS

A charmosa cidade gaúcha localizada na região serrana é um ótimo destino para quem quer curtir o friozinho acompanhado de um belo chocolate quente!

FD-gramado-rs
O que fazer em Gramado?

– Snowland: Com neve disponível todos os dias do ano (incluindo feriados e finais de semana) para seus visitantes, o Snowland é o 1º Parque de Neve Indoor das Américas! Lá os visitantes encontram atrações para todas as idades, além da primeira e única Montanha de Neve eterna do Brasil!

– Lago Negro: Uma das principais atrações turísticas da cidade, o Lago Negro oferece uma linda e tranquilizante paisagem composta pelo contraste do verde com o colorido das hortênsias, símbolos da região.

– Mini-mundo: O parque conhecido por sua grande (pequena) atração possui uma mini-cidade, onde tudo é 24 vezes menor que o resto do parque. Por lá você encontra árvores, ruas e pessoas extremamente pequenos e detalhados, incluindo algumas bem conhecidas como o Aeroporto de Bariloche, na Argentina e o Castelo de Neuschwanstein, da Alemanha.

 

PORTO ALEGRE, RS

A capital gaúcha com seus centros culturais, comerciais e opções de lazer oferece opções para todos os perfis de viajantes. A vida noturna da cidade merece destaque, já que seus bares e restaurantes são bastante diversificados, atendendo dos mais exigentes aos mais alternativos públicos.

FD-porto-alegreparque-farroupilha

A capital gaúcha com seus centros culturais, comerciais e opções de lazer oferece opções para todos os perfis de viajantes. A vida noturna da cidade merece destaque, já que seus bares e restaurantes são bastante diversificados, atendendo dos mais exigentes aos mais alternativos públicos.

O que fazer em Porto Alegre?

– Orla do Guaíba:
A Orla pode ser aproveitada em diversas regiões da cidade, como a Usina do Gasômetro, o Parque Marinha do Brasil ou o bairro Ipanema. Aproveite para tomar o típico chimarrão e apreciar o pôr do sol, que é um espetáculo à parte!

– Brique da Redenção:
O brique acontece no Parque Farroupilha e é um dos mais clássicos programas de domingo na cidade. Além das barraquinhas com objetos a venda, o lugar reúne vários públicos como famílias, amigos, músicos, que entre um chimarrão e outro aproveitam o clima e a deliciosa culinária presente no local.

– Casa de Cultura Mário Quintana:
O prédio que antigamente era um luxuoso hotel, foi reformado e tombado como patrimônio histórico do Estado e recebeu o nome em homenagem a um dos mais importantes poetas brasileiros, Mário Quintana, que morou em um quarto do hotel durante 15 anos. O Centro Cultural é um dos mais completos da América Latina e possui diversos espaços para apresentações artísticas, além da sua construção cor de rosa bastante característica.

Para o gaudério @faneinbox, o rolê de Porto Alegre é comer bem. “E não tem como falar de comida sem citar uma À La Minuta. Então o Tudo Pelo Social é o melhor dos mundos. O TPS, como também é chamado, serve além da ala minuta (que serve duas pessoas bem) um maravilhoso bife a parmegiana (que serve 3 ou 4 pessoas). Recomendo muito. Ele também recomendou o Speed, na Cidade Baixa, e o Xis do Bruno na Zona Norte. “Hambúrguer, se a parada é comer hambúrguer – não, não é a mesma coisa que xis. ok? – recomendo a Hamburgueria 1903. Ela possui temática relacionada ao clube de futebol do Grêmio e lanches realmente muito gostosos.”

E quem curte uns showzinhos, Fane? “Quem gosta de shows fora do grande circuíto tem dois bares muito bacanas. O primeiro é o 512, que sempre tem algum show bacana rolando e boas opções de cervejas e outras bebidas. O London Pub é outro local que sempre tem um show bacana e com ritmos legais. Gosto muito dos shows voltados pro blues e jazz que ocorrem por lá. Da “banda” cultural de Porto Alegre (banda é como chamamos os rolês) sempre recomendo a Casa de Cultura Mário Quintana, que fica no centro de Porto Alegre e depois de ir lá o Gasômetro fica muito próximo (5 quadras) e o por do sol é fantástico.”