Que Tal Voar Nos Aviões da Força Aérea de Graça?

Que Tal Voar Nos Aviões da Força Aérea de Graça?

Querendo fazer uma viagem diferente e, o melhor, de graça? Que tal em um avião da Força Aérea Brasileira?

Isso mesmo! Mesmo muita gente não sabendo, qualquer cidadão brasileiro pode solicitar, quantas vezes quiser, essa viagem. Porém, não é simples como voar por companhias aéreas. Para pegar carona nos aviões da FAB é necessário seguir uma série de passos que a gente conta aqui pra você:
 
1. Fazer a inscrição no Correio Aéreo Nacional
Antes de tudo é necessário fazer a inscrição no Correio Aéreo Nacional (CAN) da localidade onde o passageiro deseja embarcar. Para realizar o cadastro é preciso ir pessoalmente à base de onde você deseja partir e levar sua carteira de identidade, CPF e comprovante de residência.
Não sabe qual a base aérea mais perto de você? Confira aqui.
 
 
2. Escolher o seu destino

Com o cadastro já feito, o próximo passo é definir qual o destino da sua viagem. Dentro do Brasil são 16 opções: Canoas (RS), Santa Maria (RS), Florianópolis (SC), Rio de Janeiro (RJ), Pirassununga (SP), São Paulo (SP), Campo Grande (MS), Brasília (DF), Belém (PA), Boa Vista (RR), Manaus (AM), Porto Velho (RO), Fortaleza (CE), Natal (RN), Recife (PE) e Salvador (BA).
 
3. Definir o período da viagem

Depois disso, é necessário escolher um período de dez dias em que você gostaria de viajar. Caso haja algum voo para o seu destino escolhido e uma vaga nesse período, você será contatado pela FAB.
O contato geralmente acontece no dia ou um dia antes do voo, quando a FAB informa o horário do voo.
 
Quem pode voar nos aviões da FAB?

Como já falamos, para voar nas aeronaves da FAB não é necessário ser uma autoridade ou chefe militar. Qualquer pessoa pode pegar essa carona, sem pagar nada, para qualquer região do país, desde que haja vaga nos aviões. A hierarquia de disponibilidade de vaga segue a seguinte ordem:

1º Oficiais da Aeronáutica
2º Oficiais da Marinha
3º Oficiais do Exército
4º Famílias dos Oficiais
5º Você
 
Em qual modelo de avião irei voar?

A FAB possui mais de 30 modelos de aviões e você pode voar em muitos deles, mas só saberá na hora do embarque.