O que fazer em Paraty – RJ

Hoje começa a Festa Literária Internacional de Paraty, a famosa Flip. A expectativa é grande para os amantes da literatura, mas também é uma grande chance para conhecer a cidade.

flip

Confira o que tem para fazer por lá além do evento:

Caminho do Ouro:
É uma estrada construída por escravos entre os séculos XVII e XIX envolta pela Mata Atlântica do Parque Nacional da Serra da Bocaina. O caminho ligava Minas Gerais ao Rio de Janeiro e São Paulo.

Quem passa por lá consegue ver não só uma importante obra de engenharia, mas também a natureza típica da região. Para visitar, você precisa fazer agendamento com guias autorizados, já que o Caminho do Ouro passa por propriedades particulares.

caminhodoouro

Centro Histórico:
Considerado pela UNESCO como o “conjunto arquitetônico colonial mais harmonioso”, o Centro Histórico tem ruas que preservam o encanto do tempo das colônias, e tem um variado comércio, além de eventos artísticos.

casadecultura
Alambiques:
A tipicamente brasileira cachaça é alambicada em Paraty desde 1600, portanto, espere muita tradição ao provar a bebida. Por lá existem sete alambiques de aguardente. Um dos mais famosos é o Engenho D’Ouro. Em agosto a cidade sedia o Festival da Cachaça, Cultura e Sabores.

 

engenho-douro (19)

Trindade:
A 30 km do centro da cidade, está Trindade, uma praia muito linda e situada dentro da Área de Proteção Ambiental do Cairuçu. O lugar tem várias opções de hospedagem e tem um ar rústico característico.

 

trindade

Cachoeiras:
A cidade tem mais de 10 cachoeiras, repletas de inspiração para corpo e mente. Algumas têm difícil acesso, mas vale a pena o esforço pela beleza dos lugares. Uma delas é a Cachoeira da Pedra Branca:

cachoeira

Ilhas:
A Baía de Paraty é composta por cerca de 65 ilhas, com águas límpidas e que convidam para um passeio de barco ou até mergulho:

ilha

Artesanato:
A cidade de Paraty é muito rica em atrativos históricos e culturais, principalmente indígenas. Com isso, você pode encontrar por lá comunidades caiçaras e aldeias, que produzem trabalhos feitos em cestaria, tecelagem e madeira. Vale a pena conhecer alguns dos artesanatos feitos por lá:

artesanato

Quer saber mais sobre a cidade? Então clique aqui para mais informações no site de Paraty.