O primeiro Oscar de todos: eu estava lá!

Ser um gnomo de 200 anos apaixonado por cinema tem suas vantagens. Isso significa que eu acompanhei TODAS as premiações dos Oscars até hoje!

A história do Academy Awards segue junto com a História do Cinema Mundial, principalmente relacionada à indústria cinematográfica norte-americana. E mesmo sendo um baita fã dos filmes franceses, japoneses, brasileiros, dinamarqueses… – aprecio o cinema como um todo! – não posso deixar de considerar Hollywood e os EUA como o berço das grandes inovações.

Foi no dia 11 de janeiro de 1927 que o presidente da Metro, Louis B. Mayer, fundou a Academy Awards. Mas o primeiro Oscar só foi ocorrer em maio de 1929: e eu estava lá.

oscar-1929

Fiquei sabendo do evento por uns amigos gnomos de Los Angeles. Era um evento privado no Hollywood Roosevelt Hotel, para 270 pessoas com direito a um banquete supimpa e roupa de gala. O ingresso era vendido por cinco dólares na época (quase 70 dólares nos dias de hoje) para uma cerimônia que durou apenas 15 minutos.

hotel-hollywood

 

Não posso deixar de afirmar que foram um dos 15 minutos mais felizes da minha vida. Estar perto daqueles grandes visionários como Frank Borzage, Alan Crosland e Alfred Cohn, além de todas as estrelas da época, incluindo ninguém menos do que Charlie Chaplin (!) me deixa comovido até hoje. Me lembro que quando conheci Gnomíe, uma das coisas que mais encantou é que ela é tão fascinada por cinema quanto eu!

chaplin-circus

 
Depois desse dia, nunca mais perdi uma premiação. Seja no Teatro Kodak (atual teatro Dolby), no jornal ou na televisão, todos os anos tenho a tradição de juntar a família para homenagear os grandes realizadores da sétima arte!

E acho engraçado o quanto a dinâmica do Oscar foi mudando ao longo dos anos… do tamanho e revestimento das estatuetas, os locais, o tamanho da festa e as categorias… Naquela época, os chefões dos grandes estúdios decidiam os ganhadores dos Oscars previamente, e os jornais que recebiam uma lista secreta dos vencedores assumiam o compromisso de não divulgar os nomes antes da cerimônia. Mas na década de 40, o Los Angeles Times quebrou o sigilo, e desde então os prêmios são definidos por votação (mais de 4.500 pessoas do ramo tem direito a voto) e o envelope só é aberto na noite da premiação.

Depois eu conto mais para vocês das minhas aventuras relacionadas ao Oscar!!! Aguardem 😉

the-end