Confira as novas regras na inspeção de bagagens em voos domésticos

Confira as novas regras na inspeção de bagagens em voos domésticos

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) mudou nessa última segunda-feira (18/07) o embarque em voos nacionais e internacionais. A medida, por segurança principalmente na época que antecede as Olimpíadas no Brasil, exige paciência de quem quer viajar.

Os novos procedimentos de inspeção podem irritar um pouco quem está com pressa, por isso mesmo a Anac agora sugere que os passageiros cheguem aos aeroportos com duas horas de antecedência! Vale lembrar que esses procedimentos valem para todos os aeroportos brasileiros.

 

Security Check

Confira a quais procedimentos você está sujeito a partir de agora:

– Revista física;
– Retirada de notebook da bagagem de mão;
– Revista de bagagem de mão pelos equipamentos de Raio X;
– Abertura de Bagagem de mão para inspeção.

Com a vigência deste novo procedimento, a gente separou algumas perguntas e respostas importantes caso você tenha dúvidas sobre o que pode acontecer. Os dados são da própria Anac:

O que é a revista física?
É aquela em que o passageiro é revistado por um Agente do mesmo sexo, independentemente do alarme do equipamento de Raios X. A revista poderá ocorrer em local público ou reservado, de acordo com critério dos passageiros ou dos agentes, sempre com a presença de testemunha.

Crianças também terão que fazer revista física?
Sim, mas a Anac não informa a idade mínima para este procedimento. De acordo com a Agência, o motivo são “questões de segurança”.

E se eu não quiser fazer a revista física?
Neste caso, você será proibido de acessar a área de embarque do aeroporto que estiver.

Todo mundo terá que ser revistado fisicamente?
Todos os passageiros estão sujeitos à revista física, mas o método para seleção de passageiros, segundo a Anac “é definido em normativa de cunho sigiloso”.

Porque retirar o notebook?
A retirada do notebook do interior de malas e mochilas que são bagagens de mão serão obrigatórias na passagem pelos pórticos de Raio X para voos domésticos internacionais.

Podem revistar meus pertences?
Sim. A inspeção manual aleatória de pertences de mão poderá ser solicitada. Nesse caso, você deverá abrir suas bagagens de mão para inspeção.

O bom é sempre chegar mais cedo para não correr o risco de perder seu voo. Ficou em dúvida com mais alguma coisa? Acesse o site da Anac que eles criaram um FAQ completo!