Mapa mundi de acordo com estereótipos criados pelo mundo

Mapa mundi de acordo com estereótipos criados pelo mundo

Batizado de “Personality Atlas“, o mapa foi desenvolvido pela empresa JWT Intelligence através de um estudo realizado com mais de 6 mil pessoas em 27 países diferentes.

O projeto redesenhou o mapa mundi de acordo com a impressão que as pessoas têm dos outros países e do seu próprio. Como resultado apresentaram dois mapas: o “Stereotype Map”, baseado em como as pessoas enxergam os outros países e o “Introspection Map”, com base em como as pessoas enxergam seus próprios países.

O mapa foi dividido por países com perfis parecidos e não por localização geográfica, por isso no começo gera uma certa confusão. Confira os resultados:

Stereotype Map

FD-mapa-estereotipos

Chillville (“Relaxolândia”): México e Tailândia são percebidos como ótimos lugares para relaxar com um povo educado e acolhedor.

Funlandia (“Divertolândia”): Já no “continente” da diversão, estão Brasil, Espanha e Itália, vistos como países com pessoas carismáticas e divertidas. Os brasileiros ainda foram descritos como acolhedores e apaixonados. <3

Balancia (“Equilibrolândia”): Austrália, Canadá, Finlândia e França foram descritos como países com pessoas equilibradas e democráticas. Finlândia e Canadá ainda foram apontados como nações de líderes natos.

Vanilla (“café com leite”): África do Sul, Argentina, Cingapura, Colômbia, Coréia do Sul índia, Indonésia e República Tcheca ficam no continente dos países sobre os quais as pessoas não tem uma opinião formada, não sabem muito.

Spiritania (“Espiritualilândia”): O conjunto de países conhecidos por sua religiosidade é formado pelo Egito, Paquistão e Arábia Saudita.

Smugville (“Arrogânciolandia”): Rússia, Estados Unidos e Reino Unido são conhecidos por ter pessoas inteligentes e criativas mas, ao mesmo tempo, teimosas, pretensiosas e geradoras de intrigas.

Geniustan (“Geniópolis”): A China dominou o continente dos gênios, sendo vista de maneira geral como um país habitado por pessoas inteligentes.

Uniformany (“Uniformolândia”): Os habitantes da Alemanha, de Hong Kong e do Japão são vistos como disciplinados e confiáveis, sendo que os japoneses receberam o maior número de elogios, que incluem educados.

 


Introspection Map

FD-mapa-introspeccao

Schemany (“Intrigolândia”): Os russos são vistos como arrogantes e percebem-se como criadores de intrigas. Juntamente com a Rússia, também estão África do Sul, Argentina e República Tcheca, que se vêem como engraçados e acolhedores, mas também teimosos e pretensiosos.

Techistan (“Tecnópolis”): Dominando o continente da tecnologia está os Estados Unidos, onde os habitantes se vêem como experientes na tecnologia, bem humorados e verdadeiros líderes. Mas também admitem serem um pouco extravagantes.

Funlandia (“Divertolândia”): O número de países que se percebem divertidos é maior do que os que são percebidos. No Introspection Map, Brasil, Colômbia, Espanha e México descrevem-se como países de pessoas bem humoradas, engraçadas e acolhedoras.

Culturis (“Culturolândia”): O continente da cultura é formado por França, Itália e Reino Unido, onde todos se descrevem como bem humorados. Além disso, os italianos e franceses se consideram focados na família, enquanto os ingleses são reservados e respeitosos.

Balancia (“Equilibrolândia”): Nessa versão do mapa, apenas Austrália e Canadá se vêem como países bem humorados, acolhedores e equilibrados. Os canadenses ainda descrevem-se como engraçados e democráticos.

Uniformany (“Uniformolândia”): Localizado na “península da regras”, o continente é formado por Alemanha, Cingapura, Finlândia, Hong Kong e Japão, que se descrevem como países disciplinados, confiáveis e bem sucedidos.