Lugares do Brasil para Praticar Yoga de Graça em Meio à Natureza

Lugares do Brasil para Praticar Yoga de Graça em Meio à Natureza

O Yoga surgiu há milhares de anos na Índia e, atualmente, possui mais de 10 métodos diferentes, que promovem qualidade de vida e bem estar.

Por meio de exercícios posturais, a prática resulta em um bom funcionamento de todo o organismo, além disso, promete diminuir os níveis de colesterol, melhorar as práticas respiratórias e controlar a pressão arterial.

Quer saber o melhor? Você pode praticar Yoga de graça, ao ar livre em várias cidades do Brasil. Quer saber onde? Confira nossa listinha:

 

BELO HORIZONTE – Minas Gerais

A capital mineira oferece diversos locais para os interessados na prática. Por lá, as aulas gratuitas são oferecidas pela Associação Mineira de Yoga (http://amyoga.com.br/) e acontecem em várias regiões da cidade, sempre às 9h dos domingos:

Parque das Mangabeiras: No primeiro, segundo e terceiro domingos do mês
Parque Municipal: Nos quatro domingos do mês
Parque Marcos Mazzoni: No quarto domingo do mês
Parque Lagoa do Nado: Primeiro e terceiro domingos do mês
Parque Rosinha Cadar: No terceiro domingo do mês
Parque Aggeo Pio Sobrinho: No segundo domingo do mês

 

BRASÍLIA – Distrito Federal

Para quem está na capital do país e quer respirar fundo e relaxar, também existem opções. Por lá, a Secretaria de Saúde do Estado oferece aulas individuais e em grupos, que acontecem nos centros de saúde do Distrito Federal, como parte do trabalho das agentes comunitárias de saúde.
Confira os locais das práticas:
Centro de Atenção Psicossocial (CAPS-II) de Samambaia
Centros de Saúde n° 1, 2 e 4 de Samambaia
Equipe da Estratégia Saúde da Família 403 do Recanto das Emas (projeto para idosos)
Centro de Saúde n° 2 do Paranoá

 

CURITIBA – Paraná

Em Curitiba quem oferece a modalidade gratuita é a Associação Yoga no Parque (http://www.yoganoparque.com.br), que oferece aulas abertas todos os sábados às 10h em três parques da cidade:
Parque Barigui
Jardim Botânico
Parque de São José dos Pinhais

 

PORTO ALEGRE – Rio Grande do Sul

Na capital gaúcha as práticas são oferecidas pelo Coletivo Namaskar. As aulas acontecem em vários dias da semana e os horários e locais são disponibilizados na agenda semanal, que é divulgada toda semana na página (https://www.facebook.com/ColetivoNamaskar/) do coletivo no Facebook.

 

RIO DE JANEIRO – Rio de Janeiro

A cidade maravilhosa oferece muitas opções de meditação, equilíbrio e lindas paisagens de suas praias. Quer saber onde? Existem várias lugares para curtir essa incrível combinação. Olha só:
Em Ipanema existe o famoso aulão de Yoga na praia, que é oferecido pelo Espaço 88Yoga88 (https://www.facebook.com/88Yoga88-257027887654966/). A prática acontece na altura da rua Teixeira de Melo, sempre aos domingos, às 9h, de 15 em 15 dias.
Prefere a Zona Sul? Não tem problema! O Quiosque da Globo, em Copacabana, oferece aulas, ministradas pela instrutora Lila Shakti, às quartas e sextas-feiras, entre 8h e 9h. O espaço fica na Avenida Atlântica, na altura da Rua Miguel Lemos.
Atualmente o Quiosque da Globo está também em Niterói, onde oferece aulas na praia de Icaraí às segundas-feiras, entre 8h e 9h.

 

SÃO PAULO – São Paulo

Por último, mas não menos importante, a capital paulista, conhecida como sinônimo de agito, também tem diversas opções para quem quer relaxar. Para encontrá-las basta ir até um dos diversos parques da cidade:
Burle Marx: No quarto domingo do mês às 9h, no Gramado das Palmeiras. Além disso, no parque também acontecem aulas de Tai Chi Chuan, toda a quarta-feiras às 10h.
Parque do Ibirapuera: Todos os sábados às 9h, na Praça do Porquinho; no domingo às 9h na Serraria.
Parque Villa-Lobos, com aulas aos sábados das 8h30 às 10h30, no Espaço Vida.

Gostou? Então é só pegar seu tapetinho ou sua tanga e ir curtir o momento relax!

Você sabe de mais alguma cidade onde é possível praticar Yoga gratuitamente? Conta pra gente nos comentários!