Gostosuras ou Travessuras?

Gostosuras ou Travessuras?

Uma das festas mais divertidas e a s s o m b r a d a s do mundo tem uma origem muito antiga e tradições conhecidas em todo mundo. O Dia das Bruxas está chegando, por isso o Fabuloso Destino conta essa história para vocês.

O Dia das Bruxas, ou Halloween, é uma festa tradicional que tem origem céltica. O festival celta onde as pessoas se fantasiavam para afastar e não serem reconhecidas por espíritos ruins, surgiu em países anglo-saxões como Inglaterra, Irlanda e França, na mudança do outono para o inverno. O dia 1 de novembro era uma data muito importante de renovação – o Ano Novo Céltico -, por isso o festival começava na noite do dia anterior.

No século IX, os cristãos passaram a comemorar a Festa de Todos os Santos “Festum Omnium Sanctorum” no dia 1 de novembro, influenciados pela cultura céltica. E o dia anterior (31 de outubro) ficou conhecido como “All hallow’s eve”, que depois de um tempo virou o termo “Halloween”. Algumas pessoas dizem que o termo também deriva de Hallowinas, que seriam feiticeiras da Escandinávia.

FD-feiticeiras-escandinavia-halloween

TRADIÇÃO:
A brincadeira de Doces ou Travessuras surgiu no século IX, quando os cristãos mais pobres em busca de comida, iam de porta em porta pedindo “soul cakes”, bolos de alma, que eram bolos mergulhados em groselha. A cada bolo que ganhavam deveriam fazer uma oração para os mortos das famílias que davam os soul cakes.

FD-menino-assustado-halloween

E Jack O’ Lantern? A abóbora em formato de rosto tem origem no folclore irlandês. Remete à história de Jack, um homem alcoólatra mas muito esperto, que enfrentou o diabo algumas vezes. Morre bem quando havia se tornado um homem bom na Terra, mas é proibido de entrar no céu e também no inferno – por ter humilhado o diabo. Como castigo, Jack tem que ficar perambulando pelo limbo com uma brasa (vela) em um nabo.

Os irlandeses passaram a fazer lanternas Jack, feitas de nabos. A tradição veio pra América do Norte, onde a abundância de abóboras fez com que elas substituíssem o nabo, e até hoje são um grande símbolo dessa data.

FD-aboboras-halloween

Hoje a festa é celebrada principalmente nos Estados Unidos, Canadá, Irlanda, Reino Unido, mas é disseminada em todo mundo, sendo também muito comemorada aqui no Brasil. Veja aqui as melhores cidades do mundo para entrar no clima do Halloween.