Eu nasci há 200 anos atrás…

Eu nasci há 200 anos atrás…

E não tem nada nesse mundo que eu não saiba demais!

Na verdade tem sim! Sou um gnomo que acredita nas palavras humanas e socráticas “Só sei que nada sei”. Viajei esse mundo todinho várias e várias vezes e vi mudanças históricas e naturais que você, fabuloso viajante, não acreditaria! Animais em extinção, grandes guerras mundiais, praias e montanhas que não existem mais, novos cenários que passaram a existir… E por isso digo que, apesar de buscar explicações para o rumo da história, do universo e tudo mais, e com isso tentar prever o futuro, eu jamais saberei a profunda verdade sobre a vida (!).

“Oras, Arc! Mas você é um gnomo! Não deveria ter poderes especiais?” Bom, nós gnomos somos seres extremamente ligados à terra, cuidamos de um jardim como ninguém, mas a explicação para a vida é algo que buscamos tanto quanto vocês humanos…

Só sei que: de tão fascinado que sou com a terra, e de um modo geral com o planeta Terra -, NESSE DIA ESPECIAL que é O Dia do Contador de Histórias, me sinto na obrigação de contar para vocês um pouco da história que conheço, de vários lugares do mundo… de 200 anos atrás até hoje…

… e os lugares mais fabulosos que eu já conheci!

Quer embarcar nessa viagem do tempo comigo? Então vamos lá.

1. BONITO – Brasil

gruta-bonito-brasil

Sou filho de italianos que vieram para o Brasil em 1808, junto com a corte portuguesa, mas sou nascido e crescido nesse Brasilzão! As mudanças que acompanhei de 200 anos humanos para cá, foram absurdas e estão em qualquer livro de história do Brasil. Muitos dos lugares, florestas, tribos indígenas, rios, cachoeiras e paisagens sumiram ao longo dos anos… Mas o lugar que hoje em dia é o município de BONITO, no Mato Grosso do Sul, continua bonito demais! A Gruta da Lagoa Azul de Bonito me lembra a Gruta da Lagoa Azul de Nobres, do Mato Grosso, que atualmente está fechada para visitação para preservá-la…

 

2. SALINAS GRANDES, Argentina

slinas-grandes-jujuy

Salinas Grandes, na Argentina, também é um desses lugares que parou no tempo…assim como seu parente, o Salar do Uyuni, na Bolívia. Aliás, toda aquela região da província de Salta e Jujuy, na Argentina, guarda até hoje paisagens maravilhosas que não são absolutamente diferentes das que eram há 200 anos. A foto abaixo dá uma noção do que é o Salar Arizaro, nessa província.

salar-arizaro-provincia-salta


3. CIDADES EUROPEIAS, Europa

paris-noite

Nem preciso dizer o quanto a Europa se modificou ao longo dos anos. Londres, Paris, Roma, Berlin… cidades que sofreram transformações drásticas e passaram por diversas mudanças, guerras e reestruturações. Me lembro de ser um jovem gnomo e passear por Paris ainda antes da Primeira Guerra Mundial… O clima de Belle Époque e grandes transformações estavam no ar, na arte, na música… foi por essa época que conheci Gnomíe, uma jovem gnoma sonhadora, artistas e carinhosa, com ideais de vanguarda e minha atual companheira de viagens, companheira da vida e mãe dos meus filhos.

 

4. ÁFRICA, Continente Africano

O berço da humanidade contém tantos mistérios quanto lugares interessantes para conhecer. Um continente que continua muito parecido com o que era há 200 anos atrás, e cujas paisagens contrastantes, fazem a gente pensar em centenas de Áfricas diferentes. Me encanto pela África do Sul, pelas paisagens da Namíbia, Marrocos, Angola e pelo Egito… como amo o Egito.

 
5. A GRANDE BARREIRA DE CORAIS, Austrália

barreira-corais

“Arc, qual se você pudesse ir todos os anos para o mesmo lugar, para onde seria?” Com certeza visitaria a Grande Barreira de Corais da Austrália. Há 100 anos atrás a extensão dessa barreira era muuuuuuuuito maior do que é hoje em dia. E esse é um local que vai desaparecer daqui a pouco tempo, pelo descuido ambiental e pela mudança drástica no ecossistema dos corais.

 

6. KAMCHATKA, Rússia

Winter Landscape: Beautiful View Of Kamchatka River. Eurasia, Ru

Kamchatka, na Rússia, é um desses lugares que parece não ter visto a mudança do tempo. Nenhuma guerra, mundial ou fria, passou por ali. O local continua selvagem e intacto como era há 100 anos atrás, quando fiz minha primeira expedição realmente selvagem por ali. O local é moradia de muitos animais selvagens, principalmente ursos pardos.

 

7. FLORESTA HALLERBOS, Bélgica

halle-belgica

Sabe um desses lugares que parecem saídos de contos dos Irmãos Grimm? Pois é. Essa floresta há 100 anos atrás era muito mais selvagem do que é hoje em dia. Mas continua sendo um local que mistura sonhos e fantasias, perfeito para conhecer e se apaixonar. Isso porque o lugar possui um tapete de jacintos azuis, e uma condição climática de neblina que atrai fotógrafos do mundo todo – e este gnomo que vos fala, pois também sou apaixonado por fotografia.

 

8. ILHAS PALAU, Oceania

Ilhas-Palau

Um conjunto de ilhas que reservam uma paisagem absolutamente paradisíacas, continuam muito parecidas com o que eram há anos.. A primeira vez que conheci essa Arquipélago, eu era um gnomo jovem, que estava no Japão em busca de aventura. Ter conhecido esse paraíso foi pura sorte, pois na época era praticamente desconhecido. Hoje em dias são no total 20 mil habitantes espalhados por essas 250 ilhas do Pacífico.

 

9. FIORDLAND NATIONAL PARK, Nova Zelândia

Fiordland

Quer saber de um lugar que parece totalmente imune à máquina do tempo? É o Parque Fiordland, na Nova Zelândia. Visitei-o diversas vezes ao longo dos anos, pois se tornou um dos meus lugares preferidos do mundo todo para relaxar e entrar em contato com a natureza. E o que me deixa abismado, é que ainda que eu conheça parte do Parque, sempre que volto tem algo novo para conhecer por lá. Paisagens incríveis de lagos com montanhas nevadas aguardam o visitante, que sai de lá extasiado pela exuberância do lugar.


10. AMBERGRIS CAYE, Belize

ambergris-belize

Essa pequena ilha localiza em Belize, no Caribe, tem aproximadamente 15 mil moradores. Mas o que me impressiona é o quanto ela mudou ao longo dos anos. Há uns 150 anos atrás – eu era ainda um gnomo adolescente, mas me lembro bem -, essa ilha era praticamente inabitada e selvagem. Hoje em dia o lugar atrai turistas do mundo inteiro, pois possui aquelas águas cristalinas e quentes próprias do Caribe.

E você? já conheceu algum desses lugares ou quer conhecer? Conta pro gnomo lá na página do facebook!