Dicas Sustentáveis para Viajar

Dicas Sustentáveis para Viajar

Viagem sempre traz a necessidade de conhecer coisas novas. Sejam lugares, comidas, festas, a ordem é experimentar. Nisso tudo, muitas vezes esquecemos do cuidado com o meio ambiente e como transformar tudo aquilo que nos cerca em algo melhor. Separamos algumas dicas que podem fazer a diferença em qualquer lugar que você estiver:

– Escolha bem os meios de transporte
Ok, você chegou de avião ao seu destino e está sabendo da enorme descarga de carbono no ar causada pelo voo. Para tentar diminuir o impacto, quando estiver no lugar escolhido, tente optar por meios de transporte mais sustentáveis, como trens, ou ainda, alugue uma bicicleta e descubra um novo mundo ao seu redor. Andando de bike ou ainda fazendo caminhadas, você pode conhecer detalhes que não perceberia se estivesse dentro de um táxi.

Road Bicycle On City Street

– Carregue sempre a sua garrafinha d’água
É uma boa opção para não precisar comprar várias garrafas ao longo do caminho. Você pode utilizar a sua garrafinha como refil, buscando sempre matar a sede nos diferentes lugares que visitar. Além de economizar, reduz a quantidade de plástico consumido!

– Aproveite para cozinhar se puder
Caso você esteja hospedado em um local que tenha cozinha, uma boa opção é preparar suas próprias refeições. Claro que é legal conhecer vários restaurantes, mas os estabelecimentos muitas vezes desperdiçam muita comida. Cozinhar é uma grande oportunidade de conhecer temperos e alimentos locais, uma vez que você pode fazer suas compras e descobrir diferentes produtos. Se for comprar de pequenos produtores em feiras melhor ainda!

love nature

– Fique em Hostels
Os hostels por natureza são mais econômicos por conta dos recursos. Dividir quartos e banheiros já fazem diferenças no meio ambiente, e alguns possuem iniciativas como energia solar renovável.

– Saiba o que está fazendo
Alguns passeios são programados sem o conhecimento do impacto que eles podem trazer para a comunidade. Envolve animais? Beleza, então procure se informar antes se estes bichinhos não estão em condições de maus tratos e abuso. Envolve natureza? Ótimo, mas tente descobrir se a atividade não destrói o ambiente.

– Produza poucos lixos
Cada lugar, uma sacolinha diferente. Você precisa de tantas? Carregar uma Ecobag é além de mais sustentável, mais seguro, pois você está carregando todas as suas compras e pertences em uma bagagem só.
Eco bag on green grass, outdoors

– Doe itens que não utilizou
Comida que você comprou e não consumiu, compras que você não pode carregar na mochila por conta do excesso, ou ainda, compra de roupas novas que podem substituir as que você levou no início da viagem. A gente sempre pode encontrar algum destino fabuloso para algo que não vai mais ser útil para a gente. Doar ajuda a reduzir o desperdício!

– Faça aquilo que você faz em casa
Sabe aquilo tudo que você faz em casa para economizar energia? Vale também para onde você estiver. Tire o carregador da tomada depois que carregar seus aparelhos eletrônicos, não demore no banho, desligue o ar-condicionado quando sair do ambiente e apague sempre a luz.