De outros carnavais: Basileia

De outros carnavais: Basileia

Continuamos nossa viagem rumo aos diferentes carnavais pelo mundo. Ontem foi dia de conhecer um pouco do Carnaval de Veneza, e hoje, o clima de festa segue na Suiça, mais especificamente na cidade de Basileia, conhecido como Fasnacht.

Em ritmo de festa dividimos os diferentes carnavais nas 10 categorias que as escolas de samba brasileiras concorrem. Quem sabe você se anima a passar o “esquindô” em fabulosos destinos?

CARNAVAL 728X90

Basileia – Suiça

Bateria: Vários grupos na cidade tocam a mesma marcha carnavalescas ao som de tambores e flautas!

Samba Enredo: O carnaval na Basileia começa na segunda-feira antes da quarta-feira de Cinzas, mais ou menos às 4h da manhã, e dura 72 horas.

carnaval_basileia1

Harmonia: O carnaval começa na madrugada, quando todas as luzes da cidade se apagam e as pessoas saem às ruas com lanternas presas em máscaras, desfilando pelo centro.

FASNACHT, FASTNACHT, BASLER FASNACHT, MORGESTRAICH, MORGENSTREICH, KARNEVAL, BRAUCH, TRADITION,..

Evolução: Estima-se que o Carnaval na Basileia é comemorado desde o século XIX. Alguns historiadores defendem que o ato de jogar confetes é uma tradição típica da cidade, que mais tarde se espalhou pelo mundo.

carnaval_basileia3

Enredo: Às 4:00 da manhã do primeiro dia, a cidade apaga todas as luzes da rua na Cidade Velha e só as lanternas dos manifestantes são vistas. Milhares de participantes usam fantasias elaboradas e coloridas, além de máscaras. Acontecem dois enormes desfiles em que os participantes jogam bombons, doces e confetes. Enquanto isso, a bateria marcha ao redor.

carnaval_basileia4

Conjunto: Alguns restaurantes e bares permanecem abertos o tempo todo, durante todo o dia e toda a noite nos três dias da festa. São servidos nos locais pratos típicos do Carnaval da Basileia, tortas de cebola de queijo e um caldo feito de cebola e farinha, tudo para manter a energia!

carnaval_basileia5

Alegorias e Adereços: Tenha sempre um Blagette com você se for participar do carnaval ativamente. É uma espécie de “abadá”, que permite estar ativamente no desfile.

carnaval_basileia6

Fantasias: Máscaras e lanternas, simples assim!

carnaval_basileia7

Comissão de Frente: Durante o festival, as bandas podem ser ouvidas na Marktplatz, Barfüsserplatz e Claraplatz a partir das 8h!

carnaval_basileia8

Mestre Sala e Porta Bandeira: As crianças também tem chance no Carnaval da Basileia! Chamado de Kinderfasnacht, o desfile de quinta-feira é especialmente para os pequenos!

carnaval_basileia9


Fonte das imagens:

Switzerland Tourism
Bill Harby
Carlos Glion/flickr