Como ficar seguro em sua próxima viagem

A máxima é verdadeira: “acidentes acontecem”. Nas férias então, talvez mais ainda. A gente relaxa, quer curtir e pode acabar desatento. Por isso, a vice-presidente da consultoria de viagens Ovation Vacations, Judy Stein, deu, ao New York Times, dicas de segurança pessoal em viagens. Vale a pena reforçar:
 
– Obedeça as restrições de idade e altura em atividades que exijam determinados requisitos: atrações como rafting, passeios a cavalo, ou ainda, brinquedos em parques de diversão, trazem esse tipo de regra justamente para prevenir acidentes.

 

age

– Hotéis com mais de um andar são mais seguros. Uma pesquisa realizada por um especialista em segurança diz que estabelecimentos com dois ou mais andares são geralmente mais equipados e têm recepções com vários funcionários, além de câmeras de vigilância.

– Não descuide dos pertences: Bolsas, sacolas, mochilas e carteiras devem preferencialmente estar sempre em contato com o seu corpo. Se for colocar sua bolsa no chão, por exemplo, deixe a alça presa à sua perna, diminuindo a probabilidade de levarem o que é seu.

– Prefira fazer suas refeições em restaurantes que você possa ficar de frente para o estabelecimento em si e não para a parede dele. Assim, você toma consciência do seu entorno e de qualquer um que possa se aproximar.

Rome, Italy - September 11, 2015: Unidentified people eating tra
– Tenha um kit de primeiros socorros: parece coisa de mãe, mas ter sempre uma bolsinha com água oxigenada (para limpar cortes), gaze, e pelo menos um tipo de analgésico, é essencial.
 
First Aid.
– Faça cópias dos seus documentos. Tenha cópias de documentos de identificação, como carteira de motorista e passaporte, e ainda, dos cartões de crédito. Uma boa ideia é também digitalizar estes documentos e enviar para seu próprio e-mail, pois caso sua mala seja roubada ou extraviada, você terá cópias online que podem ajudar.
 
– Problemas com a alimentação são os mais comuns em viagens, como infecções, vômitos e desidratação. Tenha sempre água mineral ou fervida ao seu alcance, isso vai garantir segurança com o que você ingere!
 
– Seja cauteloso com a alimentação: claro que é legal provar tipos diferentes de comida em nossas viagens mundo afora, mas procure optar sempre por alimentos cozidos e evite saladas cruas em restaurantes.

food South Indian food idli vada with sambar on a banana leaf
– Evite o contato com animais fora de ambientes controlados: a natureza é muito linda e guarda vários presentes para nós, mas parte do meio ambiente é entender o papel de cada um. Caso você não esteja em um local com passeios em elefantes, não tente subir em um. A lógica parece óbvia, mas isso acontece muito mais do que se imagina. Minimize suas chances de infecções ao evitar tocar em animais desconhecidos.

 

A young elephant (Loxodonta africana) at a waterhole, Addo Eleph

– Entenda suas limitações físicas: Aspen é muito legal, mas nem todos podem esquiar. Você sabe como lida com altitude? E com escaladas? Consulte seu médico antes de embarcar em alguma aventura radical.