Chefchauoen – A Cidade Azul

Chefchauoen – A Cidade Azul

Chefchauoen, também conhecida como Chaouen, é uma daquelas cidades em que você planeja passar dois dias, mas quando vê já passou uma semana. Afinal de contas, não é todo dia que é possível passear por uma cidade em que tudo tem lindos tons de azul!

FD-chefchaouen-noite

Situada na região norte de Marrocos, na encosta da Montanha Riff, Chefchaouen é tão tranquila que parece que o azul das ruas e casas tem efeito calmante sobre o lugar.

A cidade é conhecida por seu artesanato local e a incrível medina, uma das mais belas do Marrocos. Pequena e com caminhos sinuosos, mas compactos o suficiente para evitar que você se perca, a visitação na medina é fácil e prazerosa.

fd-rua-chefchaouen-marrocos

Há lugares imperdíveis para visitar como o topo da cidade, de onde é possível ver as montanhas (a vista é surreal!) e a praça central (Outta Hamman), onde fica a única mesquita do mundo muçulmano com um minarete (a torre da mesquita, uma das mais típicas características da arquitetura muçulmana) octagonal.
Dica Fabulosa: Por ser uma cidade alta e montanhosa, as noites lá são muito frias. Não se iluda com dias quentes e sempre (sempre!) carregue um casaco, ele é presença obrigatória no checklist da viagem.
FD-restaurante-chefchaouen

Como chegar?

Se você estiver na Europa pode ir até o sul da Espanha e pegar um ferry até o Marrocos, mais precisamente até Tânger. De lá você pode ir até Chefchaouen de 3 maneiras:

Carro: O custo benefício é ótimo (e a diversão também), lá o aluguel de carros e o preço do combustível são bem baratos. O problema é que os carros são antigos.

Táxi: Os táxis em Marrocos fazem viagens intermunicipais, ou seja, é só você entrar no táxi e dizer “Chefchaouen”! Mas importante lembrar que, apesar do preço bastante acessível, lá os táxis funcionam como ônibus, vão passando e pegando pessoas durante o caminho. Pode acontecer de você e mais cinco pessoas dividirem o mesmo táxi, portanto pode acabar se tornando desconfortável.

Ônibus: Também há a opção de ônibus intermunicipais, porém preste atenção nas empresas que fazem as viagens, se possível, peça sugestão de pessoas que já viajaram por lá.

Agora que você já conhece um pouco da cidade, sabe como chegar lá, vem conferir mais fotos desse destino incrível!

FD-casas-azuis-chefchaoen

FD-ruas-azuis-chefchaoen