Conheça as Incríveis Cavernas de Vardzia

Conheça as Incríveis Cavernas de Vardzia

Geórgia reserva muitos lugares incríveis! Se um dia você for visitar o país, especialmente a parte sul, não deixe de conhecer as cavernas de Vardzia. Localizadas na margem esquerda do rio Mtkvari, Vardzia parece ter saído dos filmes do Senhor dos Anéis!

É um dos pontos turísticos mais visitados da Geórgia e estar ali vale cada minuto e degrau subido.

E a história não fica atrás: Com medo de invasões, a rainha Tamara ordenou que fosse construída uma cidade esculpida em um penhasco. Eram 13 andares com 6 mil apartamentos, 25 adegas e 13 igrejas!

FD-montanhas-vardzia-georgia

Completamente escondida, o trânsito dentro da cidade só era possível através de túneis subterrâneos. Porém, em 1283, após um terremoto, parte da falésia foi rompida, deixando visíveis parte de suas salas e passagens. O cenário formado é impressionante!!

FD-vista-cavernas-vardzia

Ao visitar as cavernas, é possível encontrar centenas de grutas que tornaram-se mosteiros e guardam pinturas de mais de 900 anos!
O mosteiro de Vardzia está na lista de lugares propostos a serem Patrimônio Mundial da UNESCO. E dependesse do tanto que fiquei impressionado lá, o título já seria dele! 🙂

Tem como não colocar no seu roteiro?!