Gastronomia e Tradição no Thanksgiving Day

Gastronomia e Tradição no Thanksgiving Day

Sempre que via nos filmes, ficava curioso para saber como era estar nos Estados Unidos durante o Dia de Ação de Graças. E um dia não me aguentei. Liguei pro meu amigo Frank que mora em Nova York e perguntei se poderia fazer uma visitinha durante a data. Ele adorou ideia e eu também.

Fomos em família, afinal, o Thanksgiving Day, como eles chamam, é uma comemoração em família. Chegamos uns dois antes e a cidade já estava preparada. O feriado sempre acontece na última quinta-feira do mês. Antigamente, as pessoas se reuniam neste dia para comemorar as boas colheitas do ano que, no outono, já estavam finalizadas. Hoje, o agradecimento é por conta dos bons acontecimentos ocorridos e é uma forte tradição nos Estados Unidos e Canadá.

Como toda boa comemoração, a comida é um dos fatores bem importantes da data. Levantamos cedo para iniciar os preparos. A Gnomíe estava toda empolgada para aprender as receitas com a mulher do Frank. E eu queria mesmo era experimentá-las, só de falar já dava água na boca. Além do tradicional Peru, fazem parte do cardápio pão, abóbora, purê de batata, batata doce e tortas de abóbora, maçã ou nozes. Grande parte destes alimentos é de lá mesmo e eles representam a fartura da terra.

As crianças também acordaram cedo, pois outra tradição são os desfiles inspirados na vida dos peregrinos e primeiros colonos que habitaram a região. Em Nova York, um dos mais esperados é a parada de Ação de Graças da loja Macy’s, com balões de ar gigantes e muita música. E é a partir deste dia, que está aberta a temporada de Natal (que por sinal, começa também com a Black Friday no dia seguinte, ansiedade dupla das crianças).

Se algum dia vocês tiverem a oportunidade de passar o Thanksgiving lá, aproveitem porque é muito legal vivenciar esses momentos de perto. E agora eu vou lá, porque, desde aquele dia, a gente faz um almoço lá em casa também e o pessoal está me esperando para ajudar com os preparativos. Um abraço do gnomo!