8 Práticas Comuns dos Brasileiros que Não Fazem Sentido no Exterior

8 Práticas Comuns dos Brasileiros que Não Fazem Sentido no Exterior

Cada canto do mundo tem sua própria cultura… e algumas são tão diferentes que um gesto que para nós é absolutamente normal, para eles pode ser uma terrível ofensa. (!) Então é preciso tomar cuidado e ficar muito esperto.

O site KAYAK selecionou alguns hábitos que você não deve ter em determinados países, correndo o risco de ser inconveniente. Olha só:

1. MASCAR CHICLETE EM PÚBLICO
mascando-chiclet
Um dos costumes mais comuns dos americanos em geral – incluindo nós, brasileiros -, em Singapura é considerado uma séria falta de educação! E caso a pessoa cuspa a goma na rua, ainda pode ganhar uma multa de até R$1000.

 

2. O “JOINHA”
chuck-norris
Em diversos países do Oriente Médio, o famoso “joínha” com o polegar para cima, em vez de significar que algo está positivo, “tranquilo, favorável”, é entendido como mostrar o dedo do meio para alguém – o que é ofensivo. Você pode trocar o joínha por uma fala agradecida ou um sorriso.

 

3. GORJETA
walter-white
Na Coreia do Sul e no Japão, sua gorjeta pode não ser aceita. É sério! Alguns funcionários recusam dinheiro pois sentem orgulho de trabalhar sem incentivo extra salarial. Se você forçar ou simplesmente deixar a gorjeta ali, é muito possível que eles te devolvam.

 

4. APERTO DE MÃO FIRME
aperto-de-mão
O que é aqui é sinônimo de confiança e firmeza, lá na Filipinas pode te dar uma dor de cabeça… Isso porque lá um aperto de mão firme é considerado desrespeitoso e agressivo.

 

5. COMER EM LUGARES QUE NÃO SERVEM COMIDA
girls
O brasileiro não tem problema nenhum em comer no ônibus, em praças, na rua ou no metrô… mas isso em Ruanda, é considerado extremamente rude. Aliás, é mal educado comer em qualquer lugar que não seja restaurante, bar ou hotel. A dica é comer em lugares próprias para a refeição.

 

6.CHEGAR ATRASADO
late1
Na Alemanha chegar no horário é papo sério. E lá, como tudo funciona muito bem, ninguém tem desculpa de ônibus quebrado, metrô que atrasou… Se você marcou um compromisso para as 22h, nem pense em chegar uma ou duas horas depois. Deixar os outros esperando é considerado rude e mal educado para os alemães, que certamente já estarão no local na hora marcada ou até antes.

 

7.PRATOS LIMPOS
matilda
Se aqui no Brasil é incentivado comer tudo e “limpar o prato”, em países como China e Tailândia o que acontece é bem o oposto. Limpar o prato por lá, significa para o anfitrião, que ele não preparou uma quantidade suficiente de comida. A parte boa disso, é que você pode sempre guardar espaço para a sobremesa…

 

8. ENCHER COMIDA DE TEMPERO
brooklyn-nine-nine-spicy-gif-1423062876
Essa coisa de colocar pimenta, ketchup, shoyo, molhos e tempero nas pizzas e comidas, em culturas gastronômicas como Itália, Espanha e Japão, é visto como algo absolutamente estranho. Antes de solicitar isso em algum restaurante mais famoso, veja se já não está na mesa. Se não estiver, melhor nem pedir.

 

*Os gifs são todos baseados na cultura norte-americana, que é muito semelhante à nossa cultura brasileira. Então esse post também poderia ser “8 Práticas Comuns dos Americanos que Não Fazem Sentido no Exterior” 😉