9 Parques Nacionais Fabulosos

9 Parques Nacionais Fabulosos

 
Natureza, aventuras e sossego! Quem não gosta? Pois é exatamente isto que você encontrará nestes fabulosos parques nacionais. A diversidade da fauna e flora é um deleite para os olhos, enquanto que cachoeiras, rios e montanhas oferecem diversão para todos os gostos. Aventure-se!
 
1. PARQUE NACIONAL MONTANHAS DO TUMUCUMAQUE

FD-cachoeira-parque-tumucumaque

Localizado no Amapá, faz divisa com a Guiana Francesa e a República do Suriname, perfeito para quem curte sossego, trilhas e natureza. Com quase 4 milhões de hectares é o maior parque nacional do Brasil e o maior do mundo em florestas tropicais! Já imaginou quantas belezas nativas você encontrará lá?
 

2. PARQUE NACIONAL DAS SEMPRE-VIVAS

FD-parque-sempre-vivas

Famoso pela grande concentração de nascentes de afluentes do rio Jequitinhonha, este parque fica a cerca de 300 km de Belo Horizonte, Minas Gerais. Trilhas e muitas cachoeiras para se refrescar certamente renderão ótimos momentos de diversão. Seu nome é uma referência às “sempre-vivas”, graciosas flores típicas da região.
 

3. PARQUE NACIONAL DA CHAPADA DAS MESAS

FD-parque-chapada-das-mesas

Este parque maranhense é muito famoso por suas belas cachoeiras, mas também é extremamente rico em espécies de animais e de plantas. Tirolesas em paisagens fabulosas completam a diversão! As cidades próximas mais conhecidas são Carolina e Imperatriz.
 

4. PARQUE NACIONAL DA SERRA DA BODOQUENA

FD-peixes-parque-serra-bodoquena

Para quem curte snorkel este parque é perfeito! Suas águas cristalinas compõem um dos mais interessantes ecossistemas do Pantanal. Mergulhos com cilindro também podem ser feitos. E para os mais radicais, suas corredeiras proporcionam um excelente rafting. Tantas belezas e lazer variado fazem deste um dos pontos mais visitados do Centro-Oeste.
 

5. PARQUE NACIONAL DE ANAVILHANAS

FD-parque-anavilhanas

As praias fluviais do parque além de belíssimas, ainda garantem encontros mágicos com botos! A atividade turística no arquipélagode Anavilhanas ainda não está totalmente regulamentada, mas a visitação é possível desde que possua um caráter educativo. Um incrível ecossistema da região Norte, situado nos municípios de Iranduba, Novo Airão e Manaus, com sossego e aventuras na medida certa.
 

6. PARQUE NACIONAL SERRA DA CAPIVARA

FD-pedra-serra-capivara

Este parque é conhecido por seu fabuloso sítio arqueológico. Riquíssimo em pinturas rupestres e outros vestígios pré-históricos, fazem do parque um monumental museu a céu aberto e uma verdadeira aula de História. Localizado no Piauí, é declarado Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO. A perfeita união entre aventuras e conhecimento!
 

7. PARQUE NACIONAL E HISTÓRICO DO MONTE PASCOAL

FD-parque-monte-pascoal

Imagine que neste parque localiza-se o primeiro pedacinho do Brasil avistado por Pedro Álvares Cabral em 1500: o magnífico Monte Pascoal! Terra à vista!
O acesso é por meio de Porto Seguro, famosa cidade baiana, perfeita tanto para os mais baladeiros quanto para os amantes de História. Praias, manguezais e restingas divertem os mais diversos tipos de turistas.
 

8. PARQUE NACIONAL GRANDE SERTÃO VEREDAS

FD-parque-grande-sertao-veredas

Este parque, situado na divisa dos estados da Bahia e de Minas Gerais, é uma homenagem a João Guimarães Rosa, cuja obra-prima se chama “Grande Sertão: Veredas”. A vegetação de cerrado e os rio formados pelas bacias do Rio São Francisco e Tocantins transportam o viajante para o universo do sertanejo retratado pelo escritor, uma verdadeira viagem no tempo e no espaço.
 

9. PARQUE NACIONAL DA CHAPADA DOS GUIMARÃES

FD-chapada-dos-guimaraes

Localizado nos municípios de Cuiabá e Chapada dos Guimarães, o Parque Nacional protege grandes amostras dos ecossistemas locais, além de preservar recursos naturais e os sítios arqueológicos existentes. O parque pode ser visitado o ano todo, porém evite o período de dezembro a março, quando é a época de chuvas e dificulta o passeio.