7 Fabulosas Praias do Mediterrâneo

7 Fabulosas Praias do Mediterrâneo

 
Maior mar continental do mundo, o Mediterrâneo se comunica com o Mar Negro, Oceano Atlântico e com o Mar Vermelho, banhando três continentes: Ásia, África e Europa.

Este mar foi chamado pelos romanos de Mare Nostrum (nosso mar) pois todas as terras em volta dele foram um dia parte do imenso Império Romano. Mas os romanos não foram os únicos a desfrutar das suas belezas, fenícios, egípcios, gregos, cretenses, hititas, macedônios, cartagineses e árabes também viveram ao seu redor.

Algumas de suas praias encantaram antigas civilizações e continuam encantando turistas até hoje. Veja algumas belezas!
 

1. FORMENTERA – Espanha

FD-formentera-espanha

Formentera é conhecida como o último paraíso do Mediterrâneo por ter sabido conjugar o turismo com a proteção do meio ambiente. Talvez o difícil acesso, feito exclusivamente por barco, tenha ajudado.

São 20 km de areia branca e águas cristalinas, para deleite dos visitantes. Suas belezas naturais inspiraram o diretor de cinema espanhol Julio Medem para rodar seu sensual filme Lúcia e o Sexo.

O segredo das nítidas águas de Formentera está em uma imensa pradaria de poseidônia de oito quilômetros de extensão que rodeia a ilha, uma planta que vive sob o mar e que é considerado o organismo vivo mais velho que existe, com cem mil anos de existência e que foi declarada Patrimônio da Humanidade pela Unesco em 1999.
 

2.ÖLUDENIZ – Turquia

FD-oludeniz-turquia

Este vilarejo é uma das praias mais populares da Turquia. Situada no distrito de Fethyie, possui vários resorts e infraestrutura completa.

Sua mais famosa atração é o voo de paraglider a partir da Montanha Babadag, que garante muita aventura e fotografias lindíssimas.

O local mais procurado de Ölüdeniz é a Blue Lagoon, uma lagoa com área de lazer em seu entorno, inclusive playground para crianças, além de bares e oferta de esportes náuticos.

Para quem curte menos badalação, é possível fazer maravilhosos passeios de barco em Ölüdeniz, que duram em média um dia inteiro.
 

3. SICÍLIA – Itália

FD-sicilia-italia

Trata-se da maior ilha do Mediterrâneo, com várias e lindas praias que serviram à bela fotografia do filme franco-italiano “Respiro”, em 2002.

A costa oeste e sul são mais planas, com praias que parecem sem fim. A costa norte possui variedades de corais e vida marinha, perfeito para fazer snorkel além de oferecer confortáveis lugares para tomar sol, como nas praias de Cefalu e Mondello, perto de Palermo.

A Sicília também possui três regiões montanhosas, Monte Etna e as montanhas de Nebrodi e Madonie.
 

4. CRETA – Grécia

FD-creta-grecia

Uma das mais belas e famosas ilhas gregas, Creta é uma ilha montanhosa e a maior da Grécia.

Ao largo das costas de Creta há numerosas ilhas e rochedos, como a deslumbrante Elafonisi no sudoeste e a misteriosa Dia, conhecida como ilha de Zeus e repleta de vestígios arqueológicos.

Lá também viveu o Minotauro, figura mitológica da Grécia Antiga e que povoou o imaginário dos gregos, levando medo e terror. De acordo com o mito, a criatura habitava um labirinto na Ilha de Creta, o Palácio de Knossos, que era governada pelo rei Minos e hoje é uma das atrações mais visitadas da ilha.
 

5. BIARRITZ – FRANÇA

FD-castelo-biarritz-franca

Localizada no sudoeste da França, perto da fronteira com a Espanha, Biarritz é considerado um dos melhores pontos de surf do país e ainda conta com o melhor do estilo rústico-chique, em suas areias.

A aparência selvagem de suas falésias atraem a nobreza européia e estrelas de cinema, que costumam passear por suas longas praias de atmosfera basca.

O clima e a geografia da região geraram o lema da cidade: “J’ai pour moi les vents, les astres et la mer.” (“Tenho para mim os ventos, os astros e o mar.”).
 

6. SARDENHA – Itália

FD-sardenha-italia

A Sardenha situa-se no centro do Mediterrâneo ocidental, a meio caminho entre as penínsulas Ibérica e Itálica.

A segunda maior ilha do Mar Mediterrâneo possui várias cavernas, a maioria ligada à baía e acessível graças aos barcos que partem dos portos de Arbatax, Cala Gonone e Santa Maria Navarra.

Famosa por suas águas em tons azuis cristalinos, tem uma arquitetura bastante colorida e atraente. O vento é uma atração a parte para quem visita a Sardenha: ele sopra o odor dos alecrins silvestres e tomilho, comuns na região.
 

7. BRAč – Croácia

FD-brac-croacia

A maior ilha da Dalmácia é uma terra de contrastes entre montanhas, que ficam com os picos brancos de neve no inverno, e praias paradisíacas, de azul intenso.

Brač é um excelente lugar para a prática de windsurf e outros esportes aquáticos.

É desta ilha também que saíram as brancas pedras que construíram a Casa Branca.
Em Zlatni Rat, em Julho e Agosto, se realizam interessantes festivais de música e dança.