6 Arranha-céus de cair o queixo

6 Arranha-céus de cair o queixo

 
Que os arranha-céus são o supra-sumo dos engenheiros e arquitetos não é novidade. Mas eles também fazem brilhar os olhos de quem não é da área e nos instigam a saber mais sobre esses gigantes.

Pensando nisso, o Fabuloso Destino lista os maiores prédios do mundo para você conhecer um pouco sobre cada um e, quem sabe, fazer uma visita nas suas próximas viagens (a menos que você tenha muuuito medo de altura!).
 

1. BURJ KHALIFA – Emirados Árabes

FD-Burj-khalifa

Com seus imbatíveis 828 metros de altura, o Burj Khalifa reina absoluto no posto de maior prédio do mundo e é um dos principais pontos turísticos de Dubai – uma foto com ele ao fundo é algo que não pode faltar no álbum de quem viaja até lá. Além de ser visível enquanto se anda por qualquer ponto da cidade, a construção também possui outro destaque: um mirante no andar 124 a 442 metros de altura (!), que é aberto ao público e proporciona uma vista ainda mais linda no por do sol.

Andares: 163
Uso: Hotel, escritórios e residência
 

2. ABRAJ AL-BAIT TOWERS – Arabia Saudita

FD-AbrajAlBaitTowers

A torre faz parte de um complexo de 7 prédios em Meca, também conhecida como a Torre do Relógio Meca Royal Hotel. Com seus 601 metros de altura, Abraj Al-Bait Towers, é a segunda maior construção da nossa lista, além de possuir o maior relógio do mundo (46 metros de diâmetro). Localizada bem no centro da cidade, seu relógio – iluminado por 2 milhões de lâmpadas de LED – pode ser visto a até 17 Km de distância durante a noite.

Andares: 120
Uso: hotel
 

3. TAIPEI 101 – Taiwan

FD-Taipei-101-taiwan

Durante 6 anos (entre 2004 e 2010), o Taipei, com 509 metros de altura, foi considerado o maior prédio do mundo, perdendo a posição para o Burj Khalifa, que possui 300 metros a mais – altura equivalente a uma Torre Eiffel. Hoje é o terceiro maior prédio e o que possui o elevador mais rápido (37 segundos para subir até o topo). Além disso, o edifício tem o grande diferencial de ser ecológico: reaproveita a água da chuva e consume cerca de 30% a menos de energia do que um prédio normal do seu tamanho.

Andares: 101
Uso: escritórios e shopping
 

4. SHANGAI WORLD FINANCIAL CENTER – China

FD-shangai-financial-center

Com o mesmo número de andares do Taipei, o quarto colocado da nossa lista fica um pouco atrás no quesito altura mas, com seus 492 metros de altura, é o prédio mais alto da China. A construção que é símbolo da prosperidade da cultura e do comércio do país tem como característica mais marcante o largo portal de cerca de 50 metros que fica no topo da torre, que além de desenhar a linha do horizonte da cidade de Xangai de uma maneira inovadora, também alivia a enorme pressão do vento.

Andares: 101
Uso: escritórios e hotel
 

5. INTERNACIONAL COMMERCE CENTRE – China

FD-International-Commerce-Center

Com o design semelhante à cauda de um dragão (animal símbolo da China), o prédio mais alto de Hong Kong – com 484 metros de altura – possui diversos motivos para chamar a atenção. Além de formar um gigantesco telão de 50 mil metros quadrados (!!) com duas de suas fachadas, ele também possui o maior observatório interno da cidade e foi todo planejado para poupar recursos financeiros e ambientais, desde o piso, os vidros, até seu formato quadrado com reentrâncias.

Andares: 108
Uso: escritórios e hotel
 

6. PETRONAS TWIN TOWERS – Malásia

FD-petronas-twin-towers

Desenhadas de forma a lembrar a arte e cultura islâmica, as maiores torres gêmeas do mundo possuem 452 metros de altura e são interligadas por uma plataforma de 2 andares entre o andar 41 e 42. Construídas para simbolizar a modernidade e o grande crescimento da economia malaia na época de sua criação, as torres possuem um sistema que interliga as telecomunicações, meio ambiente, fonte de alimentação, iluminação e segurança e por isso são consideradas uma das grandes obras da engenharia mundial.

Andares: 88
Uso: escritórios
 

E com todos esses prédios gigantescos tem como pensar em construções ainda maiores?! Tem! E muito!
 

O primeiro prédio de 1Km!

Com a construção já iniciada, o Kingdom Tower terá 1.007 metros de altura, mais de 200 andares, 56 elevadores e será disparado o maior prédio do mundo. Essa obra megalomaníaca, com a entrega prevista para 2018, ficará na cidade de Jeddah, na Arábia Saudita e custará 1,2 bilhão de dólares.
Alguns dados sobre o projeto são mantidos em segredo e só serão revelados durante o processo. É possível acompanhar o andamento da construção pelo site oficial

FD-kingdom-towers