20 Mercados Municipais que Valem uma Visita

20 Mercados Municipais que Valem uma Visita

 

1. MERCADO SAN MIGUEL – Madri

FD-San-Miguel-Madri

Localizado no Centro de Madri, atrás da Plaza Mayor, o Mercado San Miguel é uma ótima pedida para quem quer conhecer e se apaixonar pela culinária espanhola – do Jamon Pata Negra, passando pela Paella até as típicas “tapas”. Um ambiente clássico e descontraído que atrai turistas do mundo inteiro.

Endereço: Praza de San Miguel, Madri, Espanha.
Funcionamento: Segunda à quarta, das 10h às 00h. | Quinta à sábado, das 10h às 2h. | Domingo, das 10h às 00h.

 

2. MERCADO DE RIALTO – Veneza

FD-Rialto-Veneza

O Mercado de Rialto, próximo à Ponte de Rialto, abastece a cidade de Veneza desde o século XI (!!!). É dividido em Erberia (mercado de vegetais) e Pescheria (mercado de peixes) e possui uma variedade de frutas, vegetais, frutos do mar e peixes fresquíssimos. Vale a pena ver as embarcações chegando com os produtos pela manhã e apreciar a arquitetura próxima ao mercado.

Endereço: Sestiere San Polo, Veneza, Itália.
Funcionamento: Segunda à sábado, das 7h30 às 20h | Pescheria, das 7h30 às 12h; Erberia, das 7h30 às 13h30.

 

3. MERCADO DE FLORES DE AALSMEER – Aalsmeer

FD-MercadoFlores-Aalsmeer

Próxima de Amsterdã e das tulipas de Rijnland, a cidade de Aalsmeer comporta o maior mercado distribuidor e o maior leilão de flores do mundo, vendendo cerca de 20 milhões de unidades diariamente. É um espetáculo frenético de ofertas, cores e aromas.

Endereço: Legmeerdijk, 313, Aalsmeer, Holanda.
Funcionamento: Segundas, terças, quartas e sextas, das 7h às 11h. | Quintas-feiras, das 07h às 9h. É aconselhável chegar bem cedo, antes das 9h, já que algumas vezes todo o estoque é vendido rapidamente.
Entrada: €6 adultos e €3.50 para crianças até 11 anos. Estacionamento gratuito.

 

4. MERCADO DE CHICHICASTENANGO – Guatemala

Chichicastenango-2

O mercado indígena em Chichicastenango traz uma grande miscelânia gastronômica e cultural das Américas. São diferentes idiomas, resultantes da mistura étnica e dos resquícios da civilização maia, artesanatos, cerâmicas, curandeiros, plantas medicinais, roupas, adereços, pimentas, vegetais e temperos – tudo tão colorido que dá vontade de comer com os olhos.

Endereço: 5a Avenida, Chichicastenango, Guatemala.
Funcionamento: quintas e domingos, das 8h às 17h.

 

5. MERCADO DE PEIXES DE TSUKIJI – Tóquio

FD-MercadodePeixes-Toquio

O imperdível mercado que abastece os restaurantes da cidade de Tóquio funciona desde 1935. O ambiente é dinâmico: o leilão entre vendedores e compradores falando o rápido idioma japonês, o carregamento e descarregamento de mercadoria, são um espetáculo da funcionalidade japonesa. Depois do leilão, o mercado vende a comida típica mais fresca e deliciosa que se pode encontrar na região, além de utensílios de cozinha e condimentos.

Endereço: Chuo, Tsukiji, 5−2−, Tóquio, Japão.
Funcionamento: Das 5h (para observar o leilão) às 17h. Confira os dias de funcionamento no site do mercado

 

6. DAMNOEN SADUAK (MERCADO FLUTUANTE) – Bangkok

FD-DamnoenSaduak-Bangkok

O mercado flutuante mais famoso do mundo é surpreendente. Frutas deliciosas, aromas exóticos e vendedores sempre muito simpáticos e sorridentes, fazem dessa ida ao Damnoen Saduak uma experiência única. Os barcos vem e vão com comidas, chapéus, compradores e turistas.
Dica Fabulosa: É preciso chegar o mais cedo possível para não pegar o trânsito de barquinhos.

Endereço: Província de Ratchaburi em Damnoen Saduak, Tailândia (a 100km de Bangkok). É possível de ônibus, partindo do terminal sul de Bangkok.
Funcionamento: Diariamente, das 7h às 11h.

 

7. MERCADO OTAVALO – Equador

FD-MercadoOtavalo-Equador

O maior mercado indígena ao ar livre da América do Sul – que ocupa um terço da cidade de Otavalo – é um deleite para quem gosta de variedade e qualidade. Além dos tecidos nativos e artesanatos da região, o mercado é lotado de instrumentos musicais e turistas de todo o mundo. A cidade possui hotéis baratos e a magnífica lagoa Cuicocha.

Endereço: Ave. Amazonas N23-23 y Veintimilla, Otavalo, Equador.
Funcionamento: o mercado é montado todos os dias, porém a grande concentração de comerciantes ocorre aos sábados.

 

8. GRAND BAZAAR – Istambul

FD-Grand-Bazaar-Turquia

São mais de três mil lojas ao longo das maravilhosas abóbodas do teto do Grand Bazaar. Lá é possível encontrar xícaras, pratos, luminárias, tecidos, tapetes e jóias – além de cafés e restaurantes. Nesse mercado de badulaques, a arte da pechincha é muito valiosa, mas nada de ofender o vendedor oferecendo menos de 50% do valor da mercadoria. Vale a pena explorar as ruas mais escondidas e até trocar seu dinheiro por lá; a diferença de preço é tão gritante quanto os vendedores.

Endereço: Portão Beyazit em Istambul, Turquia (vale pegar o metrô para Beyazit).
Funcionamento: segunda a sábado, das 9h às 19h.

 

9. MERCADO LA BOQUERIA – Barcelona

FD-La-Boqueria-Barcelona
La Boqueria é um dos mercados espanhóis mais completos e conhecidos da Espanha. O contraste de cores, sabores e pessoas, faz com o que o seu charme seja inabalável desde 1840. Aproveite para experimentar os tapas de Catalunha nos bares do local e os deliciosos sucos naturais das barraquinhas de frutas.

Endereço: La Rambla de Sant Josep, 91, próximo ao Metrô Liceu, Barcelona, Espanha.
Funcionamento: Segunda à sábado, das 8h às 20h30.

 

10. PIKE PLACE MARKET – Seattle

FD-PikePlace-Seattle

Um dos melhores mercados do mundo, Pike Place Market ou Public Market Center, traz primazia de qualidade e frescor. São pães, carnes, peixes, frutas, legumes, condimentos e vinhos – além dos restaurantes com a fantástica culinária local, roupas e obras de arte – tudo de muito bom gosto. Aproveite para visitar o primeiro Starbucks do mundo, inaugurado na Pike Place em 1971, comer os piroshkies e os famosos sanduíches de queijo da Beacher’s Handmade Cheese.

Endereço: 85 Pike St, Seattle, Estados Unidos.
Funcionamento: diariamente, das 6h às 18h, porém os bares e restaurantes fecham a 1h30 da manhã. Nos feriados de Thanksgiving e Natal, o mercado não abre.

 

11. SOUK – Fez

FD-Souks-Fez

Ao entrar pela primeira vez na medina de Fez El-Bali, é possível ter a sensação de que se abriu um portal para um outro mundo. Nos souks (mercados), espalhados pelas ruas labirínticas da cidade murada, os comerciantes vendem de finos lenços de seda à carne de camelo, sempre gritando para chamar a atenção de possíveis compradores. É uma extraordinária gama de cheiros, cores e sabores que se misturam com a confusão de gente, motocicletas e animais. Caoticamente irresistível e fascinante, não é a toa considerada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.

Endereço: Medina Fez El-Bali, Fez, Marrocos. A entrada principal é pelo portão Bab Bou Jeloud.
Funcionamento: Durante o horário comercial da cidade.

 

12. MERCADO MUNICIPAL – São Paulo

FD-MercadoMunicipal-SaoPaulo

O Mercado Municipal de São Paulo, também conhecido como Mercadão, foi inaugurado em 1933 e possui uma arquitetura estonteante composta por vitrais, abóbodas e colunas. Os produtos são variados e de qualidade; o preço é um pouco salgado mas vale a pena. Se bater a fome, vale provar os tradicionais sanduíche de mortadela do Bar do Mané e o pastel de bacalhau do Hocca Bar.

Endereço: Rua da Cantareira, 306, centro, São Paulo, Brasil.
Funcionamento: De segunda à sexta, das 6h às 18h. Sábado, das 7h às 18h. Domingo, das 7h às 16h.

 

13. KUZNECHNY MARKET – São Petersburgo

FD-KuznechnyMarket-SaoPetesburgo

O maior mercado de São Petersburgo foi inaugurado em 1926 e possui um leque de variedades de carne, vegetais e temperos que é impressionante. Uma verdadeira miscelânia gastronômica da antiga união soviética. São diferentes tipos de mel, conservas, cremes, cogumelos e caviar. Para os mais ousados vale experimentar a carne de urso marrom e o vobla.

Endereço: 3 Kuznechny Pereulok, São Petersburgo, Rússia.
Funcionamento: Terça a sábado, das 8h às 20h. Domingo, das 8h às 18h. Fechado nas segundas-feiras.

 

14. SAINT LAWRENCE MARKET – Toronto, Canadá

FD-SaintLawrence-Toronto

O charmoso Saint Lawrence Market foi considerado o melhor mercado de comida pela National Geographic e vencedor do Traveller’s Choice 2014. É dividido em Farmer’s Market, South Market e Antiques Market – abertos em dias diferentes. O lugar é bonito, limpo, organizado e cheio de opções de produtos frescos de todos os lugares.

Endereço: 92 – 95 Front St East, Toronto, Canadá.
Funcionamento: North Market Farmer’s: Sábados, das 5h às 15h. | South Market: Terças e Quintas, das 8h às 18h. Sextas, das 8h às 19h. Sábados, das 5h às 17h. | Antiques: Domingos das 6h às 17h.

 

15. TEMPLE STREET NIGHT MARKET – Hong Kong

FD-TempleStreetNightMarket-HongKong

O mercado noturno de Hong Kong é um ponto cultural que reflete a tradição ancestral chinesa e o clima geral da cidade. A comida típica da região considerada um Paraíso Gourmet, também pode ser encontrada nessa rua – com algumas exoticidades como enguias, arroz com carne de sapo e pombos assados. Apesar de um leque de opções gastronômicas, os produtos eletrônicos, roupas e outras quinquilharias não são da melhor qualidade. Vale a pena pelo ambiente inusitado e pela comida.

Endereço: Temple Street na Rua Kansu e Jordan Road, Yau Ma Tei, Kowloon, Hong Kong (metrôs Jordon and Yau Ma Tei).
Funcionamento: Diariamente, das 16h às 23h.

 

16. MERCADO CENTRAL – Santiago

FD-Mercado-Cetral-Santiago

O Mercado Central de Santiago é um deleite para o viajante que preza pela boa gastronomia. É ocupado, em sua maior parte, por restaurantes e barracas de peixes e frutos do mar. Além de frutas, vegetais, queijos e souvenirs. Comer um king crab, um ceviche, acompanhados por um bom vinho chileno, não é nada barato, mas deixa a viagem ainda mais memorável.

Endereço: Esquina das ruas 21 de maio e San Pablo (metrô Cal y Canto), Santiago, Chile.
Funcionamento: Diariamente, das 7h às 20h.

 

17. KHAN AL KHALILI – Cairo

FD-khanAlKhalili-Cairo

O pitoresco e agitado mercado de Khan Al Khalili tem mais de mil anos e vende de tudo! Desde animais da região até peças de ouro. Mas tome cuidado: muitas vezes a qualidade dos produtos é um pouco duvidosa, com lojas cheias de cópias “fajutas”. É preciso analisar bem os produtos e estar preparado para se aventurar na arte da negociação!

Endereço: Rua Al-Azhar, Cairo, Egito.
Funcionamento: Diariamente, das 10h às 22h. Às sextas-feiras, o mercado abre às 12h.

 

18. MARCHÉ DES ENFANTS ROUGES – Paris

fd-marche-enfants-rouges-Paris

No bairro de Marais, o mercado mais antigo de Paris tem uma fachada discreta que esconde um saboroso destino. Além de poder comprar os maravilhosos vinhos, pães e queijos franceses, o Marché des Enfants é um passeio completo pela gastronomia de qualidade, exaltando a culinária de diversos países.

Endereço: Rue de Bretagne n°39, Paris, França
Funcionamento: Terças à quintas-feiras, das 8h30 às 13h e das 16h às 19h. | Sextas e Sábados, das 8h30 às 13h e das 16h às 20h. Domingos, das 8:30h às 14h.

 

19. BOROUGH MARKET – Londres

FD-borough-market-londres

O Borought Market funciona na capital britânica desde a Idade Média e hoje em dia é um dos principais pontos turísticos de Londres. Com produtos de qualidade e frescor, o mercado une um ambiente jovial e agradável à gastronomia requintada da região.

Endereço: 8 Southwark St, Londres, Inglaterra
Funcionamento: Aberto para almoços de segundas e terças-feiras, das 10h às 17h. | Mercado funciona às quartas e quintas-feiras, das 10h às 17h. | Às sextas-feiras, das 10h às 18h e Sábados das 8h as 17h.

 

20.NORYANGJIN FISH MARKET – Seul

FD- Noryangjin-Seul

O maior mercado de peixes da Coreia, que abastece a cidade e região, é também o lugar onde é possível encontrar uma variedade de peixes, moluscos, crustáceos e frutos do mar – alguns até bizarros – que não se encontra em nenhum outro lugar. É possível comprar a peça viva e levar para cozinhar em um dos restaurantes próximos. Vale muito a pena conhecer.

Endereço: 13-8 Noryangjin-dong, Dongjak-gu, Seul, Coréia do Sul.
Funcionamento: Diariamente, aberto 24 horas.