12 Lugares Para Conhecer Antes que Acabem

12 Lugares Para Conhecer Antes que Acabem

Seja pelo aquecimento global, desmatamento ou turismo insustentável, alguns dos lugares mais incríveis do mundo tem prazo de validade. Não há mais tempo a perder. É correr para fazer as malas e aproveitar enquanto ainda dá.

1. TAJ MAHAL – menos de 5 anos

FD-Taj-Mahal-India

É possível que daqui a pouco tempo não seja mais permitido visitar o Taj Mahal internamente, só vê-lo de longe. Isso porquê o governo pretende colocar uma cúpula de vidro protegendo a obra, já que a poluição destrói todo o mármore branco da construção.

 

2. MONTE KILIMANJARO – menos de 10 anos

FD-Monte-Kilimanjaro

O monte Kilimanjaro, no norte da Tanzânia, era muito conhecido por ser o ponto mais alto da África e ter uma eterna neve, em qualquer época do ano, mesmo no meio do deserto. Bom… as coisas mudaram. Hoje o monte tem aproximadamente 15% da neve que tinha há 12 mil anos. O grande charme da montanha está indo por água abaixo… literalmente.

 

3. GLACIER NATIONAL PARK – menos de 20 anos

FD-Glacier-National-Park

Parque localizado em Montana, nos EUA, costumava ter mais de 150 geleiras há 100 anos. Agora, principalmente por causa do aquecimento global, o parque só tem 27 geleiras e sumindo…

 

4. FLORESTA DO CONGO – menos de 25 anos

FD-macaco-floresta-congo

A segunda maior floresta tropical do mundo – que contém um quarto de todas as florestas tropicais que sobraram -, perde mais de 10 milhões de acres por ano. (!) Isso acarreta a extinção de animais e vegetais próprios da região.

 

5. MADAGASCAR – menos de 35 anos

FD-Madagascar

Outro fabuloso destino na África corre o risco de sofrer mudanças drásticas. Mais de 80% das espécies dessa ilha só podem ser encontradas por lá, e as previsões não são nada animadoras… Principalmente por causa da caça, os lêmures estão com um alto risco de extinção.

 

6. ALPES – menos de 40 anos

FD-Alpes

O aquecimento global afeta ainda mais os Alpes, que não possuem uma altitude tão elevada. Isso significa que daqui há uns anos não vai ser possível ver neve nessas montanhas.

 

7. MAR MORTO – menos de 50 anos

FD-Mar-Morto

O Mar Morto está mesmo morrendo, perdeu mais de 40% do seu volume. Isso porque o principal rio que desembocava no mar, o rio Jordão, está sendo muito utilizado para abastecer as regiões próximas.

 

8. VENEZA – menos de 70 anos na teoria.

FD-Canais-Veneza-Italia

Com o aumento do nível do mar, até o efeito “Acqua Alta” se torna mais preocupante – afinal Veneza afundou mais de 40cm até hoje. As previsões eram tão desesperadoras, que criaram um projeto de barreiras entre a lagoa de Veneza e o Mar Adriático para conter os alagamentos. Esperamos que funcione.

 

9. GALÁPAGOS – menos de 100 anos

FD-Ilhas-Galapagos

Contrabando de espécies, turismo desenfreado, e aquecimento global transformam drasticamente a paisagem das ilhas Galápagos. O local possui uma biodiversidade extremamente delicada – mais de 75% das espécies não são encontradas em nenhum outro lugar do mundo.

 

10. GRANDE BARREIRA DE CORAIS AUSTRALIANA – menos de 100 anos

FD-Grande-Barreira-Corais-Australia

A maior barreira de corais do mundo está localizada no nordeste da Austrália. No entanto, com o aumento da temperatura, acidez oceânica, além de um enorme despejo de lixo pelo governo australiano, a área já perdeu mais de 50 milhões de metros cúbicos de habitat marinho. (!!!)

 

11. ILHAS MALDIVAS – menos de 100 anos

FD-ilhas-maldivas

Aumento do nível oceânico combinado com a menor altitude do mundo – sim, 80% do país está a menos de 1 metro do nível do mar -, torna as Maldivas um território que possivelmente vai sumir do mapa, junto com suas praias de areias brancas, fauna e flora local. Um paraíso embaixo da água.

 

12. MACHU PICCHU – sem previsão

FD-machu-picchu-peru

Com a crescente de turistas (são mais de 2.000 pessoas por dia), o terreno sofre um grande desgaste e as ruínas ficam mais deterioradas. A falta de um turismo consciente pode transformar completamente uma das paisagens mais bonitas do mundo.

E você? Já conheceu ou quer conhecer algum desses lugares? Conta pra gente!

 

One comment

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *