10 dicas simples para fugir da tristeza pós-viagem de férias

10 dicas simples para fugir da tristeza pós-viagem de férias

Você já ouviu falar na “depressão pós-férias”? Ela existe e atinge cerca de 23% de brasileiros segundo um estudo feito pelo braço nacional da International Stress Management Association (Isma).

E apesar do esforço para voltar à rotina, que antes era tranquila, pode parecer desgastante e resultar em dores de cabeça, ansiedade, insônia etc.

Mas calma, é possível fazer a volta de férias ser bem mais tranquila e a gente trouxe 10 dicas simples que vão te ajudar nessa missão. Vem ver:

 
1. Aceite (e vejo o lado bom) o fato rotina é mais sem graça que uma viagem

É quase inevitável comparar o cotidiano com os dias de viagem. Mas a recomendação (óbvia) é: evite fazer isso. Porque com certeza a sua rotina é muito mais tranquila e “sem graça” que os dias na viagem – isso durante a viagem tudo é novidade e o ritmo é sempre mais frenético. Comparou? Ok, agora tente ver o lado positivo: é bom diminuir o ritmo, descansar e repor as energias.

 
2. Evite voltar de viagem no último dia de férias

Pode parecer tentador aproveitar até o último minuto das férias, mas acredite, isso tende a tornar sua volta à rotina ainda mais sofrida. Porque o choque de realidade vai ser ainda mais brutal.
Por isso, procure voltar pra casa com uns dois ou três dias de descanso restantes. Assim você ainda tem um tempo de descanso e consegue organizar todas as suas pendências para voltar ao trabalho sem aquela sensação de ter deixado algo importante para trás.

 
3. Comece o dia com um propósito

Encontrar pequenas metas (diárias ou semanais) é uma ótima maneira de evitar aquela sensação de que o tempo está passando no automático.
Mas o que definir como meta? Qualquer coisa. Podem ser conquistas no trabalho, no progresso pessoal (adquirir um novo hábito, começar um projeto novo ou até mesmo finalizar um que estava parado), ou – por que não? – começar a planejar a próxima viagem.

 
4. Volte a incluir os bons hábitos no seu dia a dia

Eles, como falamos ali em cima, são parte da realização pessoal e fazem toda a diferença para um dia a dia agradável. Isso porque são maneira de encaixarmos pequenos prazeres saudáveis na nossa rotina. Aqui vale tudo: meditação, alimentação saudável, praticar caminhada em meio à natureza. O que lhe fizer bem!

 
5. Pratique exercícios físicos

Ainda falando sobre os hábitos saudáveis, elas que fazem toda a diferença: as atividades físicas! É cientificamente comprovado que elas fazem bem à saúde. E também ajudam (e muito) a melhorar nossa saúde mental, ajudando a prevenir a depressão – inclusive a pós-férias.
Não sabe com qual começar? Nossa dica é apostar no Yoga ele, em especial, ajuda a reduzir o estresse, melhora a concentração e traz aquela gostosa sensação de leveza.

 
6. Vejo o lado positivo de voltar para casa

Viajar é realmente incrível! Mas como não sentir prazer ao voltar para o aconchego de casa e da nossa família e animais de estimação? É importante valorizar as pequenas coisas e parar para lembrar como é bom, por exemplo, voltar a dormir no nosso travesseiro.

 
7. Se necessário, reavalie seu trabalho

Tem seguido todas as dicas anteriores e mesmo assim voltar ao trabalho parece mais torturante do que deveria ser? Talvez seja a hora de você questionar se está no caminho profissional ideal.
Com certeza nenhum trabalho vai ser tão prazeroso como uma praia de águas azuis e areia branquinha, mas o seu trabalho deve dar uma certa dose de satisfação, afinal é lá onde você passa a maior parte do seu dia.

728 x 90 IMU Leaderboard

 
8. Seja turista na sua própria cidade

Muitas vezes deixamos de curtir atrações que a nossa cidade proporciona por puro comodismo. Mas essas opções são uma ótima alternativa para matar a saudade da viagem! Que tal tirar uma tarde para ir conhecer aquele café novo que abriu? Ou então ir visitar aquela nova exposição de arte. Curte um passeio ao ar livre? Uma caminhada numa rua cheia de lojas charmosas também é uma ótima opção!

 
9. Transforme suas lembranças de viagem em decoração

FD-decoracao-viagem

Dizem que colocar no papel coisas que nos fazem feliz é terapêutico. Pode ser no papel, na madeira, no vidro – o importante é deixar palpável.

Que tal unir o útil ao agradável e ainda decorar sua casa? Isso mesmo! Você pode utilizar objetos que lembrem suas viagens: fotos, ingressos, passagens, folhetos como parte da sua decoração.

Elas podem, por exemplo, ir para a superfície da mesa de jantar ou compor lindos quadros. É só deixar a criatividade fluir!

 
10. Começar a planejar a próxima viagem

Todas as dicas anteriores são ótimas, mas essa, sem dúvida, é a mais eficiente de todas. Afinal, quer melhor maneira de sentir falta da última viagem do que planejar a próxima? É sucesso certo!
E aqui não precisa ser só uma longa viagem, um bate-e-volta de final de semana também é um remédio certeiro para você focar no futuro.

E você, tem alguma dica pra não sofrer com a tristeza pós-férias? Conta pra gente nos comentários!